Portal Caparaó - Mensagem falsa: enfermeira que estaria passando HIV em Caratinga é mais um boato da internet
Geral

Mensagem falsa: enfermeira que estaria passando HIV em Caratinga é mais um boato da internet

16/10/2014

CARATINGA (MG) - Mensagem falsa: enfermeira que estaria passando HIV em suposto teste de glicose é mais um viral da internet. Numa busca rápida, sites como o Boatos.org (especializado em analisar os boatos que circulam na internet) é possível ver que a mesma mensagem já circulou em Brasília (DF), Vitória (ES) e Caicó (RN).

A mensagem tem sido divulgada, nesta semana, em Facebook, Whatsapp, e-mails e o texto diz o seguinte:

"Pessoal...se vocês forem ao centro de Caratinga e por acaso alguém lhe abordar pedindo pra vocês fazerem a medição da glicose: denuncie! Este suposto teste está passando o vírus HIV... repassando! Repassem para os contatos de vocês! Pedido da vigilância sanitária e PM. A mulher está vestida como enfermeira, cuidado! Repasse para familiares que recebemos comunicado do pessoal do Souza Aguiar. É muito sério isso!"

O texto está sendo adaptado de acordo com os Estados e as cidades. Para se ter uma ideia já circulam em Brasília, Vitória e agora também em Caratinga. Enviamos o texto para a assessoria de comunicação da Prefeitura de Caratinga, afim de verificarmos a veracidade de tais informações, inclusive, com a citação de um dos setores da área de saúde do município, a Vigilância Sanitária. Em nota, o departamento confirmou que trata-se de uma informação falsa e ponderou:

"A Prefeitura de Caratinga esclarece que não disponibiliza serviços de saúde por meio de enfermeiros em praça pública fora de campanhas oficiais.

A Prefeitura de Caratinga oferece serviços como a Aferição de Pressão Arterial e Testes de Glicemia Capilar gratuitos no Calçadão da Rua Miguel de Castro ou na Praça Cesário Alvim por meio de uma Equipe de Saúde identificada com uniformes e documentada durante campanhas oficiais promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde e lamenta que a informação falsa esteja sendo divulgada pela internet e pelos telefones celulares e pede a quem receber tais informações que não repasse o conteúdo por se tratar de uma mentira e que comunique às autoridades policiais sobre o fato".

TV Super Canal

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.