Portal Caparaó - Estudante é homenageado na Câmara de Manhuaçu
Entretenimento

Estudante é homenageado na Câmara de Manhuaçu

25/10/2014 - Atualizado em 25/10/2014 13h22

MANHUAÇU (MG) - Na noite de quinta-feira, 23/10, o jovem estudante Carlos Henrique de Almeida Lucas, acompanhado dos pais, recebeu a moção de congratulações pela seleção de sua poesia como semifinalista nas Olimpíadas Brasileiras de Língua Portuguesa. Além dele, foram homenageadas a Professora Lessandra Sônia da Silva, a Diretora Arlete de Paula Nascimento e as Vice-diretoras Miracy Knupp e Rosa Maria Fortunato, da Escola Municipal Sônia Maria Batista da Silva.

O garoto, que teve sua poesia escolhida entre mais de cinco mil alunos, declamou a poesia produzida para a Olimpíada na tribuna da Câmara com o nome “Cidades dos Cafezais” e arrancou o aplauso de todos os presentes.

“Que ele sirva se exemplo para outras crianças, o Carlos Henrique um grande orgulho”, declarou Paulo Altino, o autor da moção aprovada pela Câmara de Manhuaçu.

O estudante retratou o município e a beleza dos cafezais. Para a professora de língua portuguesa da escola, que orientou o trabalho do estudante, Lessandra Sônia, o prêmio de Carlos Henrique pode servir de exemplo para outros alunos.  "Os alunos sempre se sentem incentivados quando veem que alguém da escola foi premiado. Com a premiação do Carlos Henrique, os colegas podem ficar mais motivados para participar da próxima edição da competição", avalia.

Paulo César Altino se emocionou ao destacar a premiação do estudante e o trabalho da professora e da equipe da escola. “Essa premiação mostra o empenho e o sucesso da educação básica de Manhuaçu e a valorização da língua portuguesa como instrumento de aprendizado. Foi um aluno de uma escola da rede municipal e essa conquista também representa o envolvimento dos professores”, afirmou.

O vereador Eli de Abreu lembrou que o estudante do bairro Santa Luzia deixou a comunidade orgulhosa. “O texto da poesia reflete um profundo conhecimento da cidade, da nossa economia e muita emoção e carinho pela nossa terra. Você está de parabéns", completou falando ao jovem Carlos Henrique.

Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

A competição desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. A competição é realizada pela Fundação Itaú Social e pelo Ministério da Educação, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A iniciativa oferece formação a professores da rede pública para o ensino do idioma com o objetivo de estimular a leitura e desenvolver competência de escrita nos alunos.



CIDADE DOS CAFEZAIS
Carlos Henrique Almeida Lucas


Eu vejo minha cidade
De um jeito encantador,
Aqui temos amizade,
Alegria e amor.

Lutamos pela igualdade,
Sem diferenças de cor,
Admiro essa qualidade...
Eta, povo lutador!

Lugar de muita riqueza
E belezas naturais,
E vem da mãe natureza
A força dos cafezais.

Carreiras de grande beleza
E que não se acabam mais,
Demonstrando a grandeza
Dos chãos de Minas Gerais.

Grãos de café, madurinhos,
Nas lavouras vão brilhando,
Redondos e vermelhinhos,
O verde vão enfeitando.

Na época da colheita
O povo acorda bem cedo
Pra fazer ´panha´ bem feita,
De serviço não têm medo.

Quando o sol cai lá na serra
Tingindo o azul do céu,
Pela estradinha de terra
Vão os homens de chapéu

É o fim de mais um dia,
Mais uma batalha vencida,
Mais uma nova alegria,
Nessa luta que é a vida...

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.