Portal Caparaó - Foco do novo comando do 11º BPM é a área operacional
Segurança

Foco do novo comando do 11º BPM é a área operacional

30/10/2014 - Atualizado em 30/10/2014 16h16

Tenente-coronel Sérvio: foco na área operacional

MANHUAÇU (MG) - Empossado há pouco mais de um mês no comando do 11º Batalhão de Polícia Militar, o Tenente-coronel Sérvio Túlio Mariano Salazar concedeu entrevista ao Portal Caparaó e falou das metas de trabalho na área operacional.  O oficial promete utilizar todas as estratégias para a redução da criminalidade e levar os militares de volta às ruas. “Eu quero ter a consciência de que fiz o máximo que podia para disponibilizar os policiais para a atividade-fim da Polícia Militar”, afirma.

O Tenente-Coronel Sérvio assumiu o comando do batalhão consciente da demanda da população por mais policiamento nas ruas. Para ele, o maior compromisso com a população é realizar todas as ações possíveis para dar uma resposta a altura das demandas da comunidade.

A partir dessas mudanças, foram intensificadas operações e também o trabalho de policiamento ostensivo em pontos estratégicos de Manhuaçu. O novo comandante reconhece que há dificuldades, mas usa justamente isso como incentivo. “Para que possamos obter os resultados esperados temos que buscar alternativas e estratégias para que a comunidade e até a criminalidade percebam que a Polícia Militar está cada vez mais presente. Mesmo com dificuldades que existem, precisamos nos fazer presentes nos locais onde os problemas estão aflorando com maior intensidade, para que a população possa se sentir tranquila e ver que a PM está realizando ações efetivas no combate ao crime”.

Estão acontecendo operações em horários alternados e em diversos pontos com resultados visíveis, como apreensão de drogas e armas, prisão de traficantes e assaltantes.

Além disso, os policiais da área administrativa também reforçam o setor operacional. “Todas as estratégias possíveis serão adotadas por nós. Os militares da administração estão também contribuindo para isso, em que pese tenham suas responsabilidades na área administrativa, contudo parte do tempo está sendo dedicada ao policiamento. Estamos adotando também estratégias de gestão interna para permitir isso. Queremos dar condições para que os comandantes das companhias operacionais possam desenvolver suas atividades da melhor forma possível”, ressaltou.

Sobre a falta de pessoal para o policiamento, o comandante é taxativo: “Não é uma exclusividade de Manhuaçu e região. Esse é um problema em todo o Estado. Não podemos ficar pensando que se o efetivo estivesse melhor seria mais fácil. Nós temos que trabalhar com o que temos e é isso que estamos fazendo”.

TRÁFICO DE DROGAS

Apreensão de armas e drogas estão nas prioridades

Operações em vários pontos da cidade

Um dos projetos do novo comando é um combate cada vez mais forte ao tráfico de drogas, uma vez que, de acordo com ele, “esse tipo de crime acaba provocando inúmeras outras atividades delituosas e que a meta é, através de muito trabalho e dedicação, diminuir ainda mais os índices de criminalidade na região”.

Tenente-coronel Sérvio Túlio ainda deixou claro que esse será um dos pilares da atuação dos militares: “É uma diretriz do nosso comando no sentido de atuarmos fortemente em cima do tráfico de drogas. Quem não acreditar, que pague para ver. O combate ao tráfico e aos crimes decorrentes, como furtos e roubos, receptação, que acompanham a questão das drogas, será sistemático. A Polícia Militar vai atuar bastante em cima disso em Manhuaçu e nas 23 cidades da região sob nossa responsabilidade para dar melhores condições de sensação de segurança à comunidade”.

Com relação a armas e o envolvimento de menores em situações típicas de crimes, o comandante também avisa que a postura será rígida. “A PM atuará de acordo com a legislação. Tudo que for previsto e possível será adotado em relação aos adultos e também aos adolescentes que praticam condutas típicas de crime. Nosso objetivo é apresentar essas pessoas às autoridades para que sejam tomadas as medidas legais. Apesar de dificuldades que existem, o que depender da atuação da Polícia Militar será feito”, afirmou.

Ele ainda reforçou que a PM trabalha em conjunto com os órgãos do Sistema de Defesa Social: Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Suapi e Corpo de Bombeiros.

Ao avaliar o desempenho dos militares em relação às estratégias adotadas, o Tenente-Coronel Sérvio considera que a resposta pode ser notada com a prisão de várias pessoas envolvidas na criminalidade, várias ocorrências de tráfico e apreensão de armas. “Os policiais militares do 11º BPM entenderam o objetivo do atual comando. Temos excelentes militares em nossa região. São policiais combativos, que se orgulham da farda que envergam e são leais acima de tudo. Os oficiais e seus comandados entenderam a abordagem operacional desse comando”.

24 CIDADES

O comandante garantiu também que irá continuar o trabalho e a parceria com as lideranças, autoridades e a população dos municípios que integram a área do 11º BPM. “Historicamente os comandos anteriores construíram uma relação muito boa e vamos dar sequência a isso nas 24 cidades da região”.

Em relação aos moradores, ele quer estimular a participação. “Temos cidadãos de bem em todas as ruas, vilas, cidades. Não temos um policial militar em todo local, mas sempre há alguém de bem que pode contribuir, passando informação para que esse trabalho seja potencializado. A participação de todos é fundamental para evitarmos a sensação de impunidade que é tão ruim para todos nós, como cidadãos”.

O comandante reforçou a importância da colaboração dos cidadãos de bem

Ao final da entrevista, como parte da estratégia de atuação com base em informações da população, o Tenente-coronel Sérvio ainda reforçou os canais que possibilitam o acesso das pessoas aos policiais militares, como o disque denúncia, o 190 e até o 181 que é o disque-denúncia unificado. “Precisamos do apoio da população para que os resultados sejam efetivos e todos saiam ganhando com isso!”, concluiu.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.