Portal Caparaó - Estudantes são premiados pela saúde bucal
Geral

Estudantes são premiados pela saúde bucal

07/11/2014 - Atualizado em 07/11/2014 15h45

MANHUMIRIM (MG) - O programa Sorriso Saúde para o ano de 2014 conseguiu melhorar a saúde das crianças através da formação de hábitos saudáveis. A premiação foi realizada no Ginásio Poliesportivo Públio Nolasco, com a 4ª edição da Feira Odontológica com participação de alunos da rede de ensino de Manhumirim.

Buscando sempre inovar, o programa tem como objetivo estimular a prática do desenvolvimento de hábitos de higiene oral, viabilizando uma melhor saúde bucal, promovendo motivação e envolvimento da comunidade escolar.

Coordenado pela Diretora de Assistência Odontóloga Marta Aparecida,  o projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos estudantes, criando o hábito da escovação e a prevenção à cárie desde os primeiros anos escolares. “O resultado esperado do programa é a adoção de estilos de vida que promovam saúde e bem estar que perdurem ao logo da vida. Para tal o programa atua junto aos estudantes desde o início da vida escolar”, destaca.

Na quinta-feira, durante a Feira Odontológica estudantes apresentaram peças teatrais e músicas e, em seguida, foi feita a premiação dos melhores sorrisos. Marta considera que a participação foi excelente: “Foi até melhor do que esperávamos, pois é complicado trazer as crianças. As diretoras, professores estão de parabéns pela mobilização e o setor de transportes pelo apoio trazendo os alunos”.

SORRISO SAÚDE

Todos os anos são premiados três estudantes de cada escola no concurso Sorriso Saúde. De acordo com Marta Aparecida, foi difícil chegar ao resultado. “Os nossos profissionais passaram aperto para chegar aos três premiados de cada escola. Ou seja, os nossos alunos estão sendo bem cuidados e fazendo a saúde bucal de forma correta. Foi difícil escolher os vencedores, pois todos estão com sorrisos lindos”, completou.

Os premiados do concurso foram: Escola Municipal Carolina Júlia – 1º lugar Gilmar Carvalho, 2º lugar João Guilherme, 3º lugar Vitória Morais; Escola Municipal Alair José Dias: 1º lugar Aldry Lorrayne, 2º lugar Kaisson, 3º lugar Paula Fonseca; Escola Municipal João Henrique: 1º lugar Tyler John, 2º lugar Gabriela de Oliveira, 3º lugar Lázaro Dutra; Escola Municipal Narciso Rabelo: 1º lugar Lizie, 2º lugar Maria Vitória, 3º lugar João Paulo; Escola Municipal Padre Geraldo: 1º lugar Carlos Alexandre, 2º lugar David, 3º lugar Júlia; Escola Municipal Alfredo Breder: 1º lugar Kauany, 2º lugar Gustavo, 3º lugar Luna; Escola Municipal Doutora Conceição: 1º lugar Letícia Borel, 2º lugar Rodrigo, 3º lugar Iara Aparecida; Escola Estadual Professor Venâncio: 1º lugar Suellen, 2º lugar Daniel, 3º lugar Pamela; e Escola Estadual Alfredo Lima: 1º lugar Bruna Paiva, 2º lugar Daniel Lourenço e 3º Lugar Liliane do Carmo.

ESTANDES

As equipes dos PSFs, através das técnicas de saúde bucal, ficaram o mês todo preparando os estandes. Durante a feira odontológica, cada equipe apresentou nos estandes trabalhos e mensagens sobre a saúde bucal. “Quero aqui dar parabéns às técnicas e aos cirurgiões dentistas pelo excelente resultado”.

O programa é trabalhado de fevereiro a novembro semanalmente nas escolas. Segundo Marta Aparecida, na parte da saúde bucal, o foco também é preventivo. “Queremos sempre trabalhar pela qualidade de vida dos nossos estudantes. O resultado é visível e a prevenção é o melhor caminho para isso”, finaliza.

A prefeita Darci Braga participou da premiação e destaca que com os trabalhos de prevenção, além de um sorriso mais saudável nas crianças, os pais terão uma economia futuramente. “Vamos cuidar agora para que nossas crianças não precisem depois de tratamento de canal ou algo mais sério, que tem um custo alto”, lembrou.

Com o sorrio em dia, a prefeita acredita numa melhora também na qualidade de vida e autoestima da comunidade. “O sorriso é o nosso cartão de visitas. Vamos continuar cuidando de nossas crianças, oferecendo educação, alimentação, saúde e oportunidades, pois eles são o futuro de Manhumirim” finalizou.

Assessoria de Imprensa - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.