Portal Caparaó - PNAIC: Oito municípios participam de encontro
Geral

PNAIC: Oito municípios participam de encontro

07/11/2014 - Atualizado em 07/11/2014 15h45

MANHUMIRIM (MG) - O município de Manhumirim sediou o II Encontro Microrregional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. O evento foi no Ginásio Poliesportivo Públio Nolasco, com a presença de cerca de 350 profissionais da educação de oito municípios: Manhumirim, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó, Martins Soares, Durandé, Lajinha e Mutum.

Além de profissionais da educação de Manhumirim, o seminário reuniu professores e supervisores do 1º ao 3ª ano da rede municipal de educação das sete cidades vizinhas que integram o polo microrregional.


Durante os trabalhos foram ministradas as palestras “Contação de Histórias” com a professora Maria Elizabeth Neves; “Avaliação e os direitos de aprendizagem” com a professora Jane Souza e “A matemática no ciclo de alfabetização” com a professora Mônica Jacomede.

O evento foi coordenado pelo Secretário de Educação Josimar de Moura Veiga e a assessora técnica da Secretaria de Educação e coordenadora local do PNAIC Marília Isabel Rust. Na primeira parte, os representantes das oito cidades chegaram com as bandeiras municipais e os jovens do Projeto Feitos e Efeitos apresentaram música e teatro. A prefeita Darci Braga, o vice-presidente da Câmara Ivan Caetano e a diretora da Superintendência Regional de Ensino Patrícia Fialho deram as boas vindas aos participantes.

Estiveram presentes também os secretários de educação Poliana Rodrigues (Martins Soares), Elbem de Oliveira (Caparaó), Tiago Monteiro (Alto Caparaó), Eunice Colombo (Durandé) e Eliane Rocha Werner (Alto Jequitibá).

PARTICIPAÇÃO

Segundo Josimar de Moura Veiga, o objetivo maior desse seminário foi a troca de experiência entre os municípios envolvidos, a respeito da alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental.

 “O PNAIC traz como novidade o ensino aprendizado através do trabalho lúdico. A capacitação apresenta estratégias que promovem uma revolução na sala de aula. Cada vez mais desenvolvendo o conhecimento e oferecendo aulas dinâmicas dos profissionais da educação. Na rede municipal de Manhumirim, 57 professoras participam ativamente. É perceptível em sala de aula e no desempenho dos alunos”, garante Josimar Veiga.

A diretora da Superintendência de Ensino, Patrícia Fialho, considera que o PNAIC é uma ação que veio fortalecer o trabalho do professor. “Eles recebem fundamentação e vão levando para sala de aula práticas exitosas que já estão gerando resultados no processo de avaliação e desenvolvimento de nossos alunos. Isso acontece paralelo ao Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) através de parceria entre o Estado e os Municípios. Temos percebido o empenho dos secretários e prefeitos para apoiar essa iniciativa. Além disso, a dedicação dos coordenadores municipais do PNAIC. Em todos os municípios da região estamos tendo um trabalho muito positivo”.

O Pacto Nacional trouxe inovações e ajuda os professores a terem atividades atrativas para motivar os alunos a se dedicarem ainda mais.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.