Portal Caparaó - Lançada a pedra fundamental da APAC Manhumirim
Geral

Lançada a pedra fundamental da APAC Manhumirim

12/11/2014 - Atualizado em 12/11/2014 07h26
 

MANHUMIRIM (MG) - No domingo, 9 de novembro, às 16 horas, autoridades civis, eclesiásticas, membros da diretoria da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) e convidados se reuniram próximo à obra recém-começada do Centro de Reintegração Social da entidade para a cerimônia de lançamento da pedra fundamental.

Além da presidente da APAC Renata Elisa Portes e os demais membros da diretoria, Nelcy Celestino, Luciano Silva, Helinho Mendonça, Luciene Emerick, Kilza Fonseca, José Weber, Vanda Santana, Gilmar Milião, Paulo Celestino, Mariselma Siqueira, Marcelle Matos, estavam presentes o venerável da Loja Maçônica Propter Humanitatem de Manhumirim e vice-prefeito Jésus Aguiar, o presidente da Câmara Dário Veiga, os vereadores Helinho Mendonça e João da Casa Franco, o prefeito de Alto Caparaó José Gomes, a vereadora de Alto Caparaó, Alcinéia Pinheiro, Wendel Dourado, do Rotary Clube Manhumirim/Alto Jequitibá, o representante da Prefeitura Luciano Borchio, Sérvulo Barbosa, secretário municipal de Promoção Social e o Maçon Rogério Freitas.

Também prestigiou a cerimônia o engenheiro agrônomo e integrante do Rotary Ruy Gripp. Padre Francisco comandou a celebração ecumênica ao lado de dois pastores de outras igrejas. 

Ao final da cerimônia foi depositada uma caixa em uma urna que vai ser posteriormente lacrada.

Dentro da caixa, documentos da obra, assinaturas dos presentes neste dia histórico e outros objetos, que possam documentar quando e como tudo aconteceu para que as gerações futuras tenham o registro oficial da história.

A obra, com verba de mais de 2 milhões e 300 mil,  já começa a erguer o primeiro platô  mostrando sua grandiosidade. Além do prédio começado, mais dois serão erguidos, um para cada regime, aberto, semi-aberto e fechado, além de toda a estrutura em torno deles.

A previsão é atender 80 presos. Mas o que esta obra tem de mais grandioso é o sentimento que tem contagiado as pessoas que se aliaram à causa nesta caminhada até aqui, desde que a primeira diretoria foi formada há mais de 10 anos com o sonho de trazer esta obra para Manhumirim. Esta associação trabalha para recuperar e reinserir detentos no convívio social.

O método APAC trata o preso com rigor, mas dá a ele condições de estudar, trabalhar, ter orientação religiosa, acompanhamento psicológico e jurídico.

O vice-prefeito Jésus Aguiar destacou o trabalho da diretoria que tornou tudo isto possível e lembrou que Manhumirim conseguiu a verba para que a obra começasse este ano graças ao deputado estadual Tiago Ulisses.

O presidente Dário Veiga recordou a história das diretorias desde o início, sendo ele o primeiro a ocupar o cargo.

A presidente da APAC Renata Elisa Portes se emocionou ao falar desta conquista: “Quando eu vejo estas paredes se erguendo eu custo a acreditar, depois de tantas dificuldades, tanta luta. Houve momento em que a gente nem conseguia cortar o terreno e ainda temos muito trabalho pela frente, mas está mais fácil. Agradeço a Deus e a todos que nos ajudaram.”

Renata ainda disse que o trabalho vai precisar de apoio, de voluntários. A considerar as pessoas que ali estavam todas comprometidas de alguma maneira com a causa e outra mais que não estavam presentes, mas que apoiam, o trabalho tem tudo para dar certo.

Viviana Almeida - Assessoria de Imprensa

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.