Portal Caparaó - Tombense é o campeão da Série D
Esportes

Tombense é o campeão da Série D

16/11/2014 - Atualizado em 16/11/2014 09h57

MURIAÉ (MG) - Neste domingo, o Tombense venceu o Brasil de Pelotas por 4 a 2 nos pênaltis e se sagrou campeão da Série D do Campeonato Brasileiro pela primeira vez em sua história.

No tempo regulamentar, houve empate em 0 a 0 no jogo de volta, realizado no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé (o Tombense foi impedido pela CBF de atuar em Tombos, já que o Almeidão não tem a capacidade mínima de 10 mil torcedores requerida pela federação). A partida de ida também havia terminado em um empate sem gols.

Mesmo com a derrota, o Brasil-RS segue com a vaga garantida na Série C do ano que vem, assim como Londrina e Confiança, que chegaram às semifinais da competição.

O jogo - A partida começou tensa, com as duas equipes parecendo sentir o peso da decisão. O confronto já foi paralisado logo aos 10 segundos, quando Joilson derrubou Leandro Leite e o árbitro apitou a falta.

Dez minutos depois, o atacante Alex Amado, do Brasil, invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro Darley. O time gaúcho pediu pênalti, mas a arbitragem mandou o jogo seguir. No lance seguinte, o Xavante voltou a chegar ao ataque e Darley saiu errado, dando o rebote nos pés de Leandro Leite, que desperdiçou a chance de abrir o placar.

O nervosismo pareceu pesar no restante do primeiro tempo, pautado por passes errados e tentativas - malsucedidas - de bolas alçadas em ligação direta.

O primeiro lance de perigo da etapa final veio apenas aos 24 minutos, do lado do Brasil de Pelotas. O atacante Nena cabeceou na trave, pegou o rebote e balançou as redes, mas pelo lado de fora do gol.

Nos dez minutos restantes no tempo regulamentar, o Tombense saiu para o tudo ou nada, com todos os seus atletas de linha no campo de ataque. Do outro lado, o Brasil recuou, parecendo se conformar com o empate fora de casa e a ideia de decidir nos pênaltis.

A tensão voltou a aparecer na marca dos 39, quando o tempo fechou entre Alex e Betinho e o árbitro mostrou o cartão vermelho para os dois, deixando os dois lados com 10 em campo. Com a manutenção da igualdade no placar, a partida se encaminhou para as cobranças de pênalti.
publicidade

Quem abriu a série foi o Tombense com Francismar, que converteu. Nena empatou, e Joilson voltou a colocar o time mineiro em vantagem, já que Chicão chutou para fora. A festa durou pouco, já que Coutinho também desperdiçou sua cobrança, e Fernando Cardoso aproveitou para empatar em 2 a 2.

Mazinho também converteu, recolocando o Tombense à frente, uma vez que Darley defendeu a cobrança de Léo Dias. Em seguida, Elvis fechou a conta balançando as redes para fazer o 4 a 2 e garantir o título da Série D ao Tombense, primeiro campeão brasileiro do ano.

Com informações do Terra - Fotos de Silvan Alves e de Guilherme Antunes

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.