Portal Caparaó - Manhumirim é finalista do Prêmio Pró-Catador
Agronégocios

Manhumirim é finalista do Prêmio Pró-Catador

18/11/2014 - Atualizado em 18/11/2014 09h36

MANHUMIRIM (MG) - Manhumirim está entre as três finalistas do Prêmio Cidade Pró-Catador 2014. O município foi selecionado para a etapa final e foi avaliado por dois técnicos da Secretaria-Geral da Presidência da República e da Fundação Banco do Brasil. O município disputa o prêmio com Santa Terezinha de Itaipu (PR) e Jacobina (BA).

O Prêmio Cidade Pró-Catador instituído para reconhecer boas práticas de inclusão dos catadores de materiais recicláveis, é promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pela Fundação Banco do Brasil, em parceria com Ministério do Meio Ambiente e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). É o segundo ano que Manhumirim fica entre os finalistas.

Na última quarta-feira, a Comissão Avaliadora visitou a cidade para conferir as iniciativas da Prefeitura de Manhumirim, através da Secretaria de Meio Ambiente, e da Cooperativa Aguapé, que gerencia a coleta e triagem do lixo do município.

São doze finalistas divididos em quatro categorias. Manhumirim disputa com as duas cidades no grupo de municípios com população entre 20 e 80 mil habitantes.

AVALIAÇÃO

O prêmio é dirigido aos municípios e visa incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas que contribuam para a implementação de políticas de inclusão social e econômica de catadores e catadoras de materiais recicláveis, em especial na implantação de coleta seletiva com a participação ativa deste público.

Algumas cidades, como Manhumirim, já mantêm políticas que possibilitam a inclusão de pessoas de baixa renda, contribuindo para os esforços do Governo Federal na superação da pobreza extrema.

A avaliação foi feita por José Wilson, da Presidência da República, e Samuel Souza, da Fundação Banco do Brasil. Acompanhados do secretário de meio Ambiente, Júlio Albuquerque, e da Prefeita Darci Braga, bem como a equipe técnica da secretaria e da cooperativa, eles visitaram as instalações da Usina de Reciclagem, o galpão mantido pela associação e a prefeitura. O relatório avalia todo o impacto da iniciativa no meio ambiente e na questão social do município.

O momento mais emocionante foi a reunião com os 27 catadores integrantes da cooperativa Aguapé. Os relatos de pessoas sobre as conquistas e o orgulho da profissão foram fortes exemplos de vida.

O Secretário Júlio Albuquerque ressaltou que houve melhorias na parceria entre a cooperativa e a prefeitura, especialmente no mandato da prefeita Darci Braga. “Melhoramos o relacionamento, temos auxiliado com dois tratores mantidos na usina e não medimos esforços para ajudar no que for possível. O contrato que existe para garantir direitos dos trabalhadores com repasse de recursos também é mantido. O modelo de gestão da cooperativa, sem interferência do município, tem sido elogiado. A inclusão social e o benefício para o meio ambiente também são reconhecidos”.

O Coronel José Wilson contou que sua avaliação foi muito positiva e a visita superou qualquer expectativa. “Viemos para verificar o funcionamento e fazer a avaliação. Tive uma reunião com os catadores e fiquei emocionado com os depoimentos deles. Visitei a usina, o galpão e a prefeitura e saio impressionado com o trabalho. O trabalho da prefeitura de cooperação com a cooperativa é excelente. Júlio Albuquerque tem dado maior apoio e a prefeita Darci Braga mais ainda, pois acredita e apoia o trabalho”, pontuou.

Ele ainda ressaltou que a equipe que veio em 2013 tinha receio que a Administração não continuasse o trabalho. No entanto, a Prefeita Darci Braga não só continuou como também potencializou o que era feito.

Sobre os relatos dos trabalhadores, José Wilson falou emocionado. “Primeiro eu fiquei feliz ao ver a inserção social daquele pessoal que estava abaixo da linha de pobreza e hoje tem orgulho de ser catador. Eles demonstraram isso muito claramente. Vimos pessoas aqui que nunca imaginaram ganhar salário e agora mostram o que a cooperativa proporcionou, tanto que promoveu a compra de utensílios que jamais pensaram em ter em suas casas!”.

O outro avaliador, Samuel, também destacou as qualidades da iniciativa de Manhumirim. “O trabalho da cooperativa é muito importante para a inclusão dos trabalhadores e vemos com bons olhos a integração que existe entre a Aguapé e o Poder Público. É possível ver a independência que os cooperados têm com relação a comercialização dos recicláveis e existe uma estabilidade boa para os trabalhadores, muitos deles que trabalhavam como empregadas domésticas ou na colheita do café. Aqui têm remuneração fixa e garantida ao longo do ano”.

A prefeita Darci Braga participou do encontro com os catadores e considerou que ficar entre as três finalistas deixam Manhumirim em destaque. “Estamos orgulhosos pelo trabalho dos catadores de nosso município. Ano passado já houve a participação com o secretário de Meio Ambiente Josimar Veiga e agora com o atual Júlio Albuquerque, bem como a equipe da secretaria. Eles são dedicados nesse trabalho. Quero destacar minha mensagem aos catadores: Eu participei, como vereadora, da época em que foi fundada a cooperativa e foi criada a Usina de Lixo. Como prefeita, fico realmente orgulhosa de estar com essas pessoas e ver que eles mudaram de vida, cresceram com a cooperativa. Quero apoiar esse trabalho e, dentro das limitações da prefeitura, fazer mais por eles. São trabalhadores que fazem um grande trabalho por Manhumirim e pelo meio ambiente”.

O resultado será conhecido até o início de dezembro. As iniciativas vencedoras poderão apresentar proposta de investimento por meio de projeto conjunto da prefeitura e da cooperativa ou associação de catadores participantes da iniciativa no valor de até R$ 120 mil, conforme indicado no Edital.

Assessoria de Imprensa - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.