Portal Caparaó - Manhumirim promove blitz educativa no Novembro Azul
Geral

Manhumirim promove blitz educativa no Novembro Azul

20/11/2014 - Atualizado em 20/11/2014 07h20
 
 

MANHUMIRIM (MG) - A Secretaria de Saúde de Manhumirim, com o apoio da Polícia Militar e da Auto Escola Globo, promoveram Blitz Educativa da campanha Novembro Azul. A ação serviu para conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata, apresentando informações sobre a importância de detectar a doença no início.

A blitz foi realizada na região da Avenida JK, durante toda a tarde de terça-feira, com vários profissionais da área de saúde.

“Ao abordarmos a população, percebemos uma grande falta de conhecimento em relação ao câncer de próstata. Como no mês passado nós tivemos o ‘Outubro Rosa’, que foi um sucesso, esperamos obter o mesmo resultado com essa campanha”, explica Alexsandro Almeida, que integra a equipe da Secretaria de Saúde.

Durante a abordagem, os profissionais explicaram para os motoristas que, os exames podem detectar a doença no início, sendo assim, se torna muito mais fácil de ser tratada.

Infelizmente, os homens possuem um grande preconceito em relação ao exame de toque, por isso, a Secretaria de Saúde está tentando conscientizá-los de várias formas possíveis de identificação da doença. O tratamento precoce é fundamental para a saúde.

A repercussão da blitz educativa foi muito positiva. O trabalho ficou excelente e a participação de todos os profissionais da saúde e da Polícia Militar e Auto Escola Globo foi muito elogiado.

AÇÕES

Em comemoração ao Novembro Azul, as Unidades de Saúde da Prefeitura de Manhumirim intensificaram as ações de prevenção e controle ao câncer de próstata. Entre as atividades estão reuniões educativas com foco na prática de atividades físicas, alimentação saudável, controle da obesidade, Programa do Tabagismo e outras.

*Dia 26 de Novembro:

Palestra realizada pelo Dr. Gustavo Henrique
Ás 19:30 horas no Colégio Santa Terezinha

*Dia 28 de Novembro:
Dia do Cuidado da Saúde do Homem
Em frente a Policlínica
Diversas atividades educativas
Realização de coleta de Exame do PSA ( procure seu PSF para mais informações)

*Dia 29 de Novembro:
Futebol para funcionários públicos no Poliesportivo Públio José Nolasco

CÂNCER DE PRÓSTATA

Homens acima de 45 anos devem realizar a avaliação urológica para o diagnóstico precoce do câncer de próstata,  além da anamnese cuidadosa e do exame físico geral. O exame digital do reto, conhecido como “toque retal”, é muito importante para identificar alterações texturais e nódulos prostáticos.

Na fase inicial, o câncer da próstata não apresenta sintomas. Na fase mais avançada, podem aparecer sintomas, tais como: urinar com frequência e pouco de cada vez; dificuldade de urinar; dor ou sensação de ardor ao urinar; presença de sangue na urina; presença de sangue no sêmen e dores nos ossos.

Caso o paciente apresente um desses sintomas, é necessário procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para atendimento. Esses sintomas podem estar associados a outras doenças, por isso, a importância em buscar a ajuda dos profissionais de saúde para o correto diagnóstico.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.