Portal Caparaó - Fechar supermercados: demissão de 10% dos funcionários
Economia

Fechar supermercados: demissão de 10% dos funcionários

21/11/2014 - Atualizado em 21/11/2014 16h25

Inaugurado em 2007, Supermercado Coelho Diniz foi pioneiro com o funcionamento todos os dias.

Hercílio Diniz estima que terá que dispensar 10% dos funcionários se o Coelho Diniz for impedido de abrir aos domingos

MANHUAÇU (MG) - A polêmica sobre o fechamento do comércio aos domingos virou o principal assunto da cidade depois que a Câmara Municipal aprovou projeto de lei na semana passada. A Administração abriu um consulta popular para ouvir a população. Na esteira dessa polêmica, o Portal Caparaó procurou o Supermercado Coelho Diniz. Inaugurado em 2007, o grupo foi o responsável pioneiro e criou o comportamento das compras aos domingos em Manhuaçu.

O empresário Hercílio Araújo Diniz Filho – Sócio-proprietário do Supermercado Coelho Diniz – contou em entrevista exclusiva ao Portal Caparaó que a estimativa é que 10% dos funcionários sejam demitidos, se a lei for realmente colocada em prática. Ele também assegurou que os consumidores e seus funcionários já estão acostumados com essa jornada e recebem todos os direitos trabalhistas.

A rede Coelho Diniz tem 13 lojas – oito em Governador Valadares, uma em Manhuaçu, Caratinga, Coronel Fabriciano, Teófilo Otoni e Ipatinga. Atualmente possuem cerca de três mil funcionários.

ENTREVISTA

Portal Caparaó: Qual o posicionamento do Supermercado Coelho Diniz em relação ao projeto de lei sobre a proibição de abertura dos supermercados e mercearias aos domingos em Manhuaçu?

Hercílio Diniz: Nós entendemos que deve prevalecer a livre iniciativa. Que cada estabelecimento que desejar abrir possa escolher, ou seja, que houvesse o livre arbítrio, seja para funcionar em período integral, meio período, ou até mesmo não abrir, se assim desejar. De forma que o consumidor tivesse a possibilidade de comprar o dia todo. Se aprovada (a lei), as mudanças afetarão não só os consumidores, como também os nossos funcionários.

Basicamente, a mudança no comércio de Manhuaçu surgiu após a abertura do supermercado, funcionando aos domingos, existe uma boa aceitação dos clientes em relação a isso? Tem funcionado bem?

Hercílio Diniz: A aceitação é ótima! Tem funcionado muito bem no formato atual.

Com relação a questões trabalhistas, como é o comportamento do supermercado em relação aos seus funcionários que trabalham nos domingos? O supermercado está adequado às normas?

Hercílio Diniz: A empresa está adequada às normas trabalhistas e o formato atual de trabalho aos domingos é bem aceito pelos funcionários.

O Coelho Diniz foi consultado em algum momento sobre essa proibição? Sobre o projeto de lei em questão?

Hercílio Diniz: Não. Estivemos presentes em uma reunião na Câmara Municipal, mas, na ocasião, não foi dada oportunidade de manifestação.

Se for sancionada, a lei implicará em demissões?

Hercílio Diniz: Sim. Se sancionada a lei, o reflexo nas demissões é inevitável. Estimamos uma redução de 10% no quadro dos funcionários.

É possível que o Coelho Diniz ingresse com alguma medida judicial visando o funcionamento no domingo em Manhuaçu, caso a lei entre em vigor em 1º de janeiro de 2015 como está previsto no texto legal aprovado na Câmara?

Hercílio Diniz: Essa decisão será avaliada após análise do Departamento Jurídico da empresa.

Carlos Henrique Cruz / Portal Caparaó - portalcaparao@gmail.com

ENQUETE NO AR

A prefeitura está fazendo uma enquete em seu site para saber se a população é a favor ou contra o fechamento dos supermercados em Manhuaçu.

Vote e dê sua opinião!

A votação depende da pessoa ter perfil no Facebook e, além disso, é feita na página oficial da Prefeitura de Manhuaçu.

Clique aqui para votar

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.