Portal Caparaó - Manhuaçu promove encontro do PNAIC
Geral

Manhuaçu promove encontro do PNAIC

23/11/2014

MANHUAÇU (MG) - Educadores de toda a região participaram do 2° Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O evento, promovido pela Prefeitura de Manhuaçu, através da Secretaria de Educação, foi realizado no salão do Colégio Tiradentes e contou com a presença de professores, diretores e secretários municipais das cidades de Manhuaçu, Simonésia, Santana do Manhuaçu, São José do Mantimento, Ipanema, São João do Manhuaçu, Reduto e Luisburgo, que pertencem à microrregião de Manhuaçu.

O prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, e a secretária de Educação, Gelvânia Câmara Marques, estiveram presentes na abertura do evento. Gelvânia destacou pontos positivos do Seminário. "O pacto pela alfabetização na idade certa firma com o professor a importância de trabalhar com o aluno, preparando-o, através da educação, para toda a vida. Isso é o que chamamos de leitura de um mundo maior".

O encontro teve como principal palestrante a professora Andréa Borges de Medeiros, que é doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Ela abordou tema "Construção de conhecimento e cotidiano escolar: narrativas sobre um trabalho coletivo de escola". Durante todo o dia, outras palestras foram ministradas com os mais variados assuntos pertinentes à educação.

VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Em Manhuaçu, a Administração tem registrado melhorias nas notas do Ideb. "Tudo isso graças ao trabalho que realizamos pelo Pacto e também através do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP). São duas forças que têm somado ao ambiente escolar para que possamos crescer e avançar na educação dos nossos alunos. Entendemos que a educação só continuará progredindo quando somarmos os esforços de todo o corpo docente da escola. Ensinar é um trabalho que precisa ser encarado em conjunto", comentou Gelvânia.

Somado aos esforços dos professores, a Prefeitura tem trabalhado para dar dignidade aos educadores e alunos da rede municipal de ensino. No início do ano, uma escola modelo, totalmente moderna, foi entregue à Comunidade de Palmeiras. Ao longo do ano, creches e escolas também foram reformas. Em breve, o próximo educandário a receber reforma é a Escola Municipal São Vicente de Paulo (CAIC).

O PACTO

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Secretaria de Comunicação Social

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.