Portal Caparaó - Rotary lança nova fase do Projeto Acolher
Geral

Rotary lança nova fase do Projeto Acolher

23/11/2014

Francisco Everardo, presidente do Rotary Manhuaçu

Presidente da Câmara Maurício Júnior

Assistente Social Amadeu Caldeira Brandão

Vice-presidente da Câmara Cabo Anizio

Saulo Delano representou o Conselho da Fumaph

Capitão Schuab é comandante da 72ª Companhia de Policiamento

Coordenador do CREAS- Manhuaçu, Dr. Wagner Alves Caldeira

MANHUAÇU (MG) - Encontro realizado pelo Rotary Club de Manhuaçu promoveu o lançamento de nova fase do Projeto Acolher, com a campanha “Não doe esmolas, doe cidadania”. A solenidade foi conduzida pelo Presidente do Rotary Club, Francisco Everardo Pessoa Oliveira.

Na abertura, Francisco Everardo anunciou que esta mobilização, em sua nova fase, visa conscientizar toda a sociedade sobre os problemas causados pelo gesto de dar moedinhas - o troco das compras - às pessoas pedintes nas ruas, principalmente às portas de estabelecimentos comerciais, em locais movimentados. Por outro lado, a campanha também estimula ao cidadão a proceder corretamente com este gesto de caridade. Everardo citou importantes parcerias para a consolidação deste projeto.

Ao representar a Câmara de Vereadores, o presidente Maurício de Oliveira Júnior e o vice-presidente Anízio Gonçalves de Souza (Cabo Anizio) ressaltaram o comprometimento dos vereadores com esta questão social.

O Presidente Maurício Júnior mencionou inclusive o risco que a população de Manhuaçu e visitantes têm ao serem abordados por alguns destes pedintes que, em ato criminal, ameaçam agredir o cidadão ou a danificar seu veículo, caso este se recuse a dar algum valor em dinheiro. Ainda em seu pronunciamento, Maurício Junior pontuou que a Câmara continuará apoiando esta iniciativa do Rotary, inclusive com as ações de propagação da campanha.

Em seu pronunciamento, o vice-presidente Cabo Anizio lembrou sua atuação no terminal rodoviário da cidade, enquanto Policial Militar, e a percepção diária deste problema. Ele disse que, durante as abordagens policiais, procurava orientar pessoas usuárias de drogas e em situação de prostituição a buscar um novo caminho, inclusive tentava encaminhá-las ao mercado de trabalho, com o apoio de comerciantes locais. Neste contexto de envolvimento social, Anízio parabenizou a campanha do Rotary.

Capitão Schuab evidenciou as ações da Policia Militar em relação aos pedintes de rua envolvidos em situação de crime. Ele frisou que a PM apoiará a campanha, inclusive com a distribuição dos cartazes da campanha junto ao comércio de Manhuaçu e região.

O assistente social Amadeu Caldeira Dutra Brandão relatou o trabalho social desenvolvido pela FUMAPH junto às pessoas que vivem nas ruas. Ele esclareceu que é premissa da entidade tratar a todos como cidadãos – por seus direitos e deveres-. Neste contexto, um amplo trabalho de acompanhamento e diálogo é realizado, buscando inclusive restituir estas pessoas ao convívio com seus familiares, quando possível.

Representante do Conselho da Fumaph, Saulo Delano Durães Garcia, se pronunciou relatando outras ações da entidade, como a criação do Parque São Francisco de Assis, os esforços para conter e resolver problemas de invasão de área da entidade nos Bairros Nossa Senhora Aparecida e São Francisco de Assis, além do recente reconhecimento da FUMAPH como Utilidade Pública Federal.

Também presentes nesta solenidade do Rotary, o Secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Macilon Breder; Ten. Luiz Hott, e o Coordenador do CREAS- Manhuaçu, Dr. Wagner Alves Caldeira – que se pronunciou sobre as ações da instituição em defesa das pessoas em situação de risco social.

Thomaz Junior - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.