Portal Caparaó - Manhumirim ganha o prêmio Cidade Pró-Catador
Agronégocios

Manhumirim ganha o prêmio Cidade Pró-Catador

26/11/2014 - Atualizado em 26/11/2014 07h11

MANHUMIRIM (MG) - A Prefeitura de Manhumirim venceu a segunda edição do Prêmio Cidade Pró-Catador. O reconhecimento da parceria entre o município e a Cooperativa Aguapé foi divulgado nesta segunda-feira, 24/11, pela Secretaria Geral da Presidência da República. Além de Manhumirim, nas outras categorias venceram as cidades de Brazópolis (MG), Santa Cruz do Sul (RS) e Londrina (PR). 

A premiação acontecerá em solenidade na Expocatador, na cidade de São Paulo, na semana que vem. O trabalho desenvolvido em Manhumirim, além do reconhecimento público, terá um projeto conjunto entre prefeitura e cooperativa de catadores, no valor de até R$ 120 mil, financiado pela Fundação Banco do Brasil.
 
Manhumirim venceu a disputa com as cidades da categoria B, que têm população entre 20 e 100 mil habitantes. Ao todo, foram 85 inscritos nesta edição do Prêmio. 
 
A prefeita Darci Braga comemorou a conquista do Prêmio Pró-Catador, colocando Manhumirim como exemplo de boa prática na gestão e destinação do lixo urbano. “Estou orgulhosa pelo trabalho em parceria da nossa Administração com os catadores da cooperativa. Quero parabenizar, o ex-secretário de Meio Ambiente Josimar Veiga que iniciou esse trabalho e agora o atual Júlio Albuquerque, bem como a equipe da secretaria e da cooperativa. Como prefeita, fico realmente orgulhosa de estar com essas pessoas e ver que eles mudaram de vida, cresceram com a cooperativa. Por fim, quero aqui parabenizar cada um dos catadores. Eles merecem esse reconhecimento. São trabalhadores que fazem um grande trabalho por Manhumirim e pelo meio ambiente”.
 
ELOGIOS
 
Durante a primeira quinzena de novembro, a Comissão Avaliadora avaliou in loco as iniciativas finalistas. Em Manhumirim, a avaliação foi feita por José Wilson, da Presidência da República, e Samuel Souza, da Fundação Banco do Brasil. Acompanhados do secretário de Meio Ambiente, Júlio Albuquerque, e da Prefeita Darci Braga, bem como a equipe técnica da secretaria e da cooperativa, eles visitaram as instalações da Usina de Reciclagem, o galpão mantido pela associação e a prefeitura. O relatório avaliou todo o impacto da iniciativa no meio ambiente e na questão social do município.
 
O momento mais marcante foi a reunião com os 27 catadores integrantes da cooperativa Aguapé. Os relatos de pessoas sobre as conquistas e o orgulho da profissão foram fortes exemplos de vida.
 
 O Secretário Júlio Albuquerque ressaltou que houve melhorias na parceria entre a cooperativa e a prefeitura, especialmente no mandato da prefeita Darci Braga. “Melhoramos o relacionamento, temos auxiliado com dois tratores mantidos na usina e não medimos esforços para ajudar no que for possível. O contrato que existe para garantir direitos dos trabalhadores com repasse de recursos também é mantido. O modelo de gestão da cooperativa, sem interferência do município, tem sido elogiado. A inclusão social e o benefício para o meio ambiente também são reconhecidos”.
 
O Coronel José Wilson contou que sua avaliação foi muito positiva e a visita superou qualquer expectativa. “Viemos para verificar o funcionamento e fazer a avaliação. Tive uma reunião com os catadores e fiquei emocionado com os depoimentos deles. Visitei a usina, o galpão e a prefeitura e saio impressionado com o trabalho. O trabalho da prefeitura de cooperação com a cooperativa é excelente. Júlio Albuquerque tem dado maior apoio e a prefeita Darci Braga mais ainda, pois acredita e apoia o trabalho”, pontuou.
 
Ele ainda ressaltou que a equipe que veio em 2013 tinha receio que a Administração não continuasse o trabalho. No entanto, a Prefeita Darci Braga não só continuou como também potencializou o que era feito.
 
Sobre os relatos dos trabalhadores, José Wilson falou emocionado. “Primeiro eu fiquei feliz ao ver a inserção social daquele pessoal que estava abaixo da linha de pobreza e hoje tem orgulho de ser catador. Eles demonstraram isso muito claramente. Vimos pessoas aqui que nunca imaginaram ganhar salário e agora mostram o que a cooperativa proporcionou, tanto que promoveu a compra de utensílios que jamais pensaram em ter em suas casas!”.
 
O outro avaliador, Samuel, também destacou as qualidades da iniciativa de Manhumirim. “O trabalho da cooperativa é muito importante para a inclusão dos trabalhadores e vemos com bons olhos a integração que existe entre a Aguapé e o Poder Público. É possível ver a independência que os cooperados têm com relação a comercialização dos recicláveis e existe uma estabilidade boa para os trabalhadores, muitos deles que trabalhavam como empregadas domésticas ou na colheita do café. Aqui têm remuneração fixa e garantida ao longo do ano”.
 
A segunda edição do Prêmio Cidade Pró-Catador tem como público-alvo municípios ou consórcios intermunicipais. O prêmio é dirigido aos municípios e visa incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas que contribuam para a implementação de políticas de inclusão social e econômica de catadores e catadoras de materiais recicláveis, em especial na implantação de coleta seletiva com a participação ativa deste público. Algumas cidades já mantêm políticas que possibilitam a inclusão de pessoas de baixa renda, contribuindo para os esforços do governo federal na superação da pobreza extrema.
 
Com informações da Assessoria de Imprensa
 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.