Portal Caparaó - Diretores da Facig fazem visita a PUC do Chile
Geral

Diretores da Facig fazem visita a PUC do Chile

27/11/2014 - Atualizado em 27/11/2014 08h06

MANHUAÇU (MG) - Os diretores da Facig Thales Reis Hannas e Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura fizeram parte de uma missão técnica composta por participantes de doze instituições de ensino superior brasileiras que, entre os dias 12 e 14 de novembro, estiveram no Chile, visando conhecer as inovadoras práticas pedagógicas adotadas pela Universidade Católica do Chile – PUC, a melhor instituição de ensino superior da América Latina.

Inicialmente, participaram de uma reunião com o Dr. José Joaquin Brunner, que vem a ser o maior especialista em educação superior de toda a América Latina, docente da Universidade Diego Portales e consultor da ONU para assuntos educacionais.

Os temas abordados nesta reunião com o Dr. Brunner foram a tendência da massificação da educação superior na América Latina, as experiências de retenção dos alunos e o desafio em agregar valor. Em um ambiente massificado, de expansão e de alta competitividade, uma das perguntas que temos que responder é o que fazemos de diferente para agregar valor real na formação dos nossos estudantes? Não há uma única resposta, há caminhos, que foram discutidos pelos participantes em período superior a 3 horas.

Na PUC Chile, os diretores da Facig conheceram a cultura inovadora da instituição, que está focada na orientação para negócios e na transferência de conhecimentos (atividade que gera recursos). A instituição está preocupada em redesenhar os currículos, em fomentar serviços e negócios, em estimular os seus professores a pesquisarem, a estabelecerem parcerias e a fazerem negócios com as empresas. A instituição estimula ações de inovação. A clareza do foco institucional é facilmente percebida.

Com mais esta iniciativa, a Facig continua a investir para trazer à sua comunidade acadêmica o que há de mais moderno em metodologias de ensino.

Com informações da Facig

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.