Portal Caparaó - Loja Maçônica de Manhumirim presta homenagem a Moacir de Castro
Geral

Loja Maçônica de Manhumirim presta homenagem a Moacir de Castro

28/11/2014
 

MANHUMIRIM (MG) - A Loja Maçônica Propter Humanitatem, de Manhumirim, promoveu a inauguração de uma fonte em sua sede em homenagem ao maçom Moacir de Castro Souza.

Diversos maçons da região e de Manhumirim participaram do momento de homenagem. Moacir de Castro era maçom há 65 anos, foi Venerável Mestre da Loja Propter Humanitatem e era portador da Comenda Dom Pedro I, uma das mais importantes condecorações da Maçonaria, onde só faz jus quem tem mais de 50 anos de frequência. Em Minas Gerais, só tem três foram agraciados com a medalha.

Além de sua atuação singular na Maçonaria, Moacir de Castro foi vereador em Manhumirim e eram homem sempre ligado às questões filantrópicas e sociais, sereno e muito humilde no tratamento com todos.

Ele faleceu há alguns dias com 89 anos, deixando a saudade em todos os familiares, pessoas de bem e de prestígio em toda a região.

Segundo o Venerável da Loja Propter Humanitatem, vice-prefeito Jésus Antônio Aguiar, a homenagem foi mais do que justa e unânime.  “O nosso amigo Moacir de Castro é uma referência quando se fala em Maçonaria em todo o estado de Minas Gerais. Por coincidência, estávamos reativando a fonte, que durante 40 anos esteve parada, e lamentavelmente ocorreu o falecimento do grande Venerável Mestre Moacir de Castro. Então, resolvemos homenageá-lo com seu nome em um belo monumento, fazendo com que assim ele seja lembrado por todas as gerações vindouras".

A fonte foi revitalizada e também iluminada com lâmpadas de led.

O evento contou com a presença de amigos e familiares de Moacir de Castro Souza que, certamente, será lembrado nas páginas da história de Manhumirim. Ele deixou um legado de muita luta, honestidade e trabalho.

Moacir de Castro Souza também foi homenageado na Câmara Municipal, há alguns meses, por toda sua história de vida em prol do Município. A moção teve autoria do presidente da Câmara Dário Veiga, mas teve como coautores todos os vereadores.

Com informações de João Rosendo / Jornal Boca do Povo

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.