Portal Caparaó - Dilma Roussef entrega prêmio à Prefeitura de Manhumirim
Agronégocios

Dilma Roussef entrega prêmio à Prefeitura de Manhumirim

03/12/2014 - Atualizado em 03/12/2014 07h45

SÃO PAULO (SP) - A presidente Dilma Rousseff entregou o Prêmio Cidade Pró-Catador para a Prefeita de Manhumirim Darci Braga e a presidente da Cooperativa Aguapé Rosângela de Souza durante a celebração do Natal Solidário dos Catadores e da População em Situação de Rua, em São Paulo, nesta quarta-feira, 03/12.

Mais uma vez Manhumirim se destaca em relação a outras cidades de Minas Gerais e até mesmo do Brasil. São pouquíssimos os municípios brasileiros que tem coleta seletiva e muitos ainda convivem com o problema dos lixões. Manhumirim conseguiu acabar com o lixão através da implantação da usina de triagem e compostagem e implantou a coleta seletiva.

Na gestão da Prefeita Darci Braga o projeto continua sendo apoiado pelo município e foi eleito como a melhor iniciativa do país por conta do trabalho de inclusão produtiva dos catadores. O município concede uma ajuda financeira mensal e suporte para o trabalho, especialmente na usina de reciclagem, com máquinas e outros investimentos.

A presidente entregou o Prêmio Cidade Pró-Catador às prefeituras de Londrina (PR), Brazópolis (MG) e Santa Cruz do Sul (RS). Manhumirim foi o grande vencedor na categoria de municípios entre 20 e 80 mil habitantes.

A premiação foi criada pela Secretaria-Geral da Presidência da República para incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas que contribuam para a inclusão de catadores de materiais recicláveis.

Com o prêmio, será desenvolvido um projeto conjunto entre a prefeitura de Manhumirim e a cooperativa de catadores no valor de até R$ 120 mil. Esse montante é financiado pela Fundação Banco do Brasil.

A prefeita Darci Braga comemorou a conquista de Manhumirim e lembrou que o município é destaque pelos bons resultados que alcança. “Estamos orgulhosos pelo trabalho dos catadores de nosso município. Eles são dedicados nesse trabalho. O reconhecimento é um incentivo e vai permitir que a cooperativa cresça mais ainda. Foi motivo de alegria recebermos essa premiação das mãos da presidenta Dilma e mostrar para todos que estamos fazendo o melhor para Manhumirim. Nossa Administração está no caminho certo”.

Darci Braga conta que a cooperativa tem sete anos de trabalho e que acompanhou toda essa trajetória, inclusive era vereadora na época da aprovação do primeiro convênio e da criação da Usina de Lixo. “Como prefeita, fico realmente orgulhosa ver que eles mudaram de vida, cresceram com a cooperativa. Quero apoiar esse trabalho e, dentro das limitações da prefeitura, fazer mais por eles. São trabalhadores que fazem um grande trabalho por Manhumirim e pelo meio ambiente”.

O Secretário Júlio Albuquerque ressaltou que houve melhorias na parceria entre a cooperativa e a prefeitura, especialmente no mandato da prefeita Darci Braga. “Melhoramos o relacionamento, temos auxiliado com dois tratores mantidos na usina e não medimos esforços para ajudar no que for possível. O contrato que existe para garantir direitos dos trabalhadores com repasse de recursos também é mantido. O modelo de gestão da cooperativa, sem interferência do município, tem sido elogiado. A inclusão social e o benefício para o meio ambiente também são reconhecidos”.

300 TONELADAS COMERCIALIZADAS

A Aguapé é considerada referência em todo o Brasil e já foi destaque de reportagem de um canal de TV a cabo como modelo. Há poucos anos, a Cooperativa Aguapé ficou em 1º lugar no 2º Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário, na categoria Catador Empreendedor.

Atualmente 27 pessoas trabalham na Cooperativa levando renda para suas famílias. Por mês, são cerca de 30 toneladas de materiais recicláveis vendidos. Só em 2014, foram comercializados mais de 300 mil quilos.

Assessoria de Imprensa

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.