Portal Caparaó - São João doa mudas para reflorestamento de nascentes
Agronégocios

São João doa mudas para reflorestamento de nascentes

10/12/2014 - Atualizado em 10/12/2014 08h01

SÃO JOÃO DO MANHUAÇU (MG) - A Prefeitura de São João do Manhuaçu iniciou um projeto de recuperação das nascentes do município, através da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com IEF, Polícia Militar Ambiental, Emater, CBH-Manhuaçu, Codema, rede municipal de Educação e produtores rurais.

O vice-prefeito Alcimar Afonso (Pitico) participou da entrega das mudas aos produtores rurais. O lançamento da campanha teve a doação de cerca de mil mudas. “Vários segmentos uniram forças no intuito de conscientizar sobre a preservação das matas, o reflorestamento das nascentes e a questão da falta de água. Estamos preocupados com o abastecimento do nosso município e das outras cidades”, destaca o vice-prefeito.

Pitico lembrou que São João do Manhuaçu conserva a nascente do rio Manhuaçu e de centenas de córregos importantes para a zona rural, onde se concentra a maior parte da população. “Essa campanha será permanente. Queremos acompanhar os produtores, visitar as propriedades e ajudar para que as nascentes sejam preservadas”, pontua.

O presidente do Codema, Denival de Barros, diretor de meio ambiente da prefeitura e integrante do CBH (Comitê da Bacia Hidrográfica) do rio Manhuaçu, considera que a participação dos alunos nesse trabalho é muito importante. “Isso é uma aula para os alunos. Eles podem repercutir esse reflorestamento para suas famílias e reforçar esse comportamento no futuro, de preservar o meio ambiente”.

Foram distribuídas diversas mudas de espécies nativas variadas nesse reflorestamento de nascentes. Denival explica que visitaram as propriedades e levantaram as demandas. “São João do Manhuaçu quer ser modelo com esse projeto de revitalização das nascentes”.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.