Portal Caparaó - Furtos de motos: PM divulga orientações e faz operações
Segurança

Furtos de motos: PM divulga orientações e faz operações

03/01/2015 - Atualizado em 03/01/2015 14h08

MANHUAÇU (MG) - Nos últimos dias, a Polícia Militar registrou diversas ocorrências de furtos e roubos de motocicletas nas cidades da área do 11º BPM. Em alguns casos, as motocicletas foram recuperadas e, na maioria, são utilizados para roubos em lojas, lotéricas, postos de combustíveis e Correios da região.

Além de adotar medidas específicas para esse tipo de crime, com operações e abordagens a motociclistas em atitude suspeita, o 11º Batalhão de Polícia Militar também está orientando motociclistas. Em vários registros, a PM verificou a falta de cuidados básicos, que facilitaram a ação dos ladrões.

Entre as recomendações da Polícia Militar, a primeira é que não estacionem motocicleta em local mal iluminado e em ruas desertas. “Sempre tranque a direção da moto retirando a chave da ignição, mesmo que for se ausentar por pouco tempo. Procure estacionar sempre em condições de sair com facilidade, no caso de surgir alguma anormalidade. Habitue-se a olhar ao redor do seu veículo antes de se aproximar dele”, destaca o Tenente Fernando, da Assessoria de Comunicação Organizacional do 11º BPM.

O oficial ainda orienta que, ao esperar por alguém, o motociclista deve manter o motor ligado e observar todos os movimentos através dos retrovisores. “Ao sair de um estacionamento, verifique se você não esta sendo seguido. Tenha cautela ao chegar em casa, verifique se não há algum suspeito por perto, pois você pode estar sendo seguido ou observado. Olhe tudo ao seu redor. Ao parar em sinal luminoso permaneça sempre ligado. Fique atento à aproximação de outros motociclistas, principalmente quando carregam caronas na garupa. Não deixe o capacete na moto. Não deixe os documentos de porte obrigatório guardados em compartimentos da motocicleta”, completa.

Além das orientações, uma das principais recomendações é para que a pessoa não reaja. Ela deve acionar a Polícia Militar de imediato. “O assaltante age, normalmente, armado e pode estar acompanhado de um comparsa. Comunique-se com a Polícia o mais rápido possível. A PM está pronta para agir sempre que necessário”, finaliza.

CONFIRA ALGUNS CASOS DE MOTOS FURTADAS NESTA SEMANA

MANHUAÇU
No início da madrugada de domingo, 29/12, uma motocicleta foi roubada no bairro Pinheiro, em Manhuaçu.

O motoboy foi entregar um lanche e estacionou a motocicleta Yamaha Factor YBR 125K, cor preta, placa NYD-6167, na rua Prefeito Altamir Moreira. Instantes depois, notou um homem tentando furtar a moto.

Quando o motoboy se aproximou, o ladrão levou a mão na cintura, dando a entender que estava armado. Temendo por sua vida, o motoboy não reagiu.

O assaltante levou a motocicleta e segui em direção ao bairro Bom Pastor. Apesar do registro, a PM não encontrou a motocicleta.

SIMONÉSIA

Motocicleta foi furtada Praça Getúlio Vargas, no Centro de Simonésia. A ocorrência foi registrada às 3 horas da madrugada de 1/01, durante a festa do Reveillon na cidade.

O motociclista contou que estacionou a moto Honda/CG 150 Titan KS, cor prata, placa GYT 0648/ Simonésia-MG, por volta de 21 horas e foi participar da comemoração do Reveillon.

Quando foi apanhá-la para ir embora, por voltas das 03 horas, o jovem não mais encontrou a motocicleta.

A Polícia Militar realizou rastreamento, mas sem sucesso.

MATIPÓ

A motocicleta Honda/CG 125, cor verde, placa GWE-8065, foi furtada durante a madrugada de quinta-feira, 01/01, no Centro de Matipó.

O rapaz foi para a festa e estacionou a motocicleta na rua, na região central da cidade. Depois da comemoração do Reveillon, já por volta de 4 horas da madrugada, não encontrou mais moto.

Essa motocicleta furtada foi recuperada em Santa Margarida, na noite de quinta-feira, 01/01.

De acordo com a Polícia Militar, uma pessoa ligou anonimamente informando que havia uma moto caída num buraco no final da rua Salime Nacif, em Santa Margarida.

LAJINHA

A motocicleta Honda/CG 125 Titan, cor azul, placa MPG-3078/Ibatiba/ES, foi furtada durante a noite de quarta-feira, 31/12, no Centro de Lajinha.

O dono da moto contou aos policiais que estacionou nas dependências de uma oficina, por volta de 21:30.  Duas horas depois, quando retornou, constatou que havia sido furtada. A motocicleta estava com o guidom trancado, com tanque de combustível praticamente cheio e ainda com um cadeado na roda traseira prendendo dois capacetes.

O cadeado usado para prender os capacetes foi cortado. Foi realizado rastreamento, mas a moto e o autor não foram localizados.

MANHUMIRIM

Motocicleta é furtada na avenida Jacinto Antônio da Silva, Bairro Nossa Senhora da Penha, Manhumirim, na noite de quinta-feira, 01/01.

A vítima relatou que deixou a motocicleta Honda CBX Strada 200, de cor vermelha, placa GYT-4845, estacionada em frente a residência. Por volta de 20 horas, ao ouvir um barulho de moto funcionando, chegou na janela e avistou uma pessoa empurrando a moto dele.

Ainda de acordo com a vítima, ao gritar com o autor este subiu na motocicleta e fugiu.

Foi realizado rastreamento pela Polícia Militar, contudo sem sucesso.

Carlos Henrique Cruz

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.