Portal Caparaó - Novo livro de Sebastião Salgado terá foco no café
Entretenimento

Novo livro de Sebastião Salgado terá foco no café

14/01/2015 - Atualizado em 14/01/2015 16h09

AIMORÉS (MG) - Depois de publicar "Da minha Terra à Terra", a Companhia das Letras vai apresentar ao mercado outro livro de Sebastião Salgado. Desta vez, o fotógrafo mostrará um trabalho que realiza há 12 anos sobre o café. A obra está prevista para chegar às livrarias em maio deste ano, sendo que o lançamento acontecerá de maneira simultânea em outros países. As informações são do jornalista Matheus Leitão, que conversou com o fotógrafo brasileiro em primeira mão sobre o assunto.

Segundo o jornalista, Salgado, que define o novo livro como "muito humano", vai mostrar sua relação com os cafeeiros. A obra terá praticamente o mesmo tamanho de Gênesis, título que reúne oito anos de produção fotográfica em lugares intocados. "O café é uma coisa que está muito ligada à minha vida. Meu pai, quando veio pra minha terra, para Aimorés, ele saiu da cidade de Manhuaçu, uma das regiões que mais produzem café no Brasil", disse durante a entrevista.

No total, o fotógrafo visitou e registrou imagens de dez países. No Brasil, o profissional fez duas tentativas para clicar o que ele chama de "o espetáculo da floração dos cafezais", mas não choveu. "Fiquei 15 dias esperando o café, não choveu e a flor não saiu. Tive que voltar para a Europa, tinha outras coisas pra fazer, vim de novo no final de outubro e falei 'agora vai dar'! Esperei mais uma semana, nada de café, nada de flor. Acabei fazendo um pouco das flores que chegaram, um pouquinho de avanço em relação às outras que eu fiz, mas não fiz o espetáculo da floração do café, que é uma das coisas mais bonitas que existe na Terra", relatou.

Ainda sem nome, o livro está sendo montado por Lélia, a esposa de Salgado. Além da obra, o fotógrafo vai realizar uma exposição na Expo de Milão com 50 imagens em formato gigante. "Eles estão esperando que em torno de 23 milhões de pessoas visitem a Expo. E, paralelamente, a gente faz uma exposição museológica ligada à Bienal de Veneza, que começa na mesma época. O livro sai pela Contrasto na Itália; pela Companhia das Letras no Brasil; sai na França, sai uma edição inglesa feita pela Thames e Hudson, que é inglesa, mas também publica nos Estados Unidos. Então é em inglês, mas haverá edições também em espanhol e em francês", explicou.

Com informações do Portal Comunique-se / Foto Sebastião Salgado

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.