Portal Caparaó - Instituto Federal inicia cursos no distrito de Realeza
Geral

Instituto Federal inicia cursos no distrito de Realeza

15/01/2015 - Atualizado em 15/01/2015 08h09

REALEZA / MANHUAÇU (MG) - Com os 60 primeiros alunos da unidade reunidos, o IF Sudeste MG – Câmpus Manhuaçu deu início às atividades acadêmicas no último mês de dezembro. Os estudantes, que iniciaram os cursos de Cuidador de Idosos e Auxiliar de Tesouraria, na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), foram recepcionados em aula inaugural pelo diretor-geral e professores.

Em novembro, as primeiras obras de estruturação da unidade em Realeza foram finalizadas. Essa obra englobou a reforma do antigo prédio e a construção de novos ambientes (banheiros, cantina, salas de aula etc). Também já foram iniciadas as devidas movimentações para início dos projetos de ampliação do campus (Unidades Urbana e Rural).

De acordo com o diretor-geral do campus, Aluisio de Oliveira, ainda este mês chegarão mais três professores efetivos, complementando a equipe que hoje já conta com professores bolsistas contratados para os cursos FIC. As demais vagas serão preenchidas através de concursos. “Há uma grande expectativa em relação à liberação de novas vagas para a composição do quadro de servidores, contudo, infelizmente, ainda não temos essa definição (quantitativo/áreas)”, considerou o diretor.

O objetivo para o primeiro semestre de 2015 é ofertar novos cursos FIC por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), dentre esses: Almoxarife, Auxiliar Administrativo, Operador de Caixa, Promotor de Vendas, e Recepcionista. Esses cursos são oriundos de uma demanda levantada pela Prefeitura Municipal e dependem de pactuação junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). No segundo semestre está prevista, também, a oferta do curso Técnico em Agricultura.

Segundo o diretor-geral, por se tratar de uma unidade ‘nova’, são muitos os desafios. Dentre os quais destacou: a necessidade de estruturação administrativa e pedagógica do câmpus, definição e implementação dos cursos técnicos/superiores e o planejamento e realização das obras de expansão do câmpus (unidade urbana e rural). “Contudo, mesmo diante de tantos desafios, estamos motivados. Somos a única instituição de ensino técnico e tecnológico gratuito na região, condição que aliada a excelência de ensino do IF Sudeste MG, sem dúvidas, nos proporcionará grandes resultados”, destacou.

Assessoria de Imprensa

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.