Portal Caparaó - CBH Manhuaçu abre inscrições para seminário sobre saneamento
Agronégocios

CBH Manhuaçu abre inscrições para seminário sobre saneamento

15/01/2015 - Atualizado em 15/01/2015 16h30

Presidente do CBH Isaura da Paixão

MANHUAÇU (MG) - O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu promove nos dias 21 e 22 de Janeiro, em Aimorés, o Seminário Água e Saneamento Básico – Pensando no Amanhã.
O encontro será realizado na sede do Instituto Terra e contará com especialistas e professores com experiência em saneamento, tratamento de água, participação popular e meio ambiente.

Em toda a bacia, oito cidades estão na fase final de elaboração dos planos de saneamento, através da utilização dos recursos oriundos da cobrança pelo uso da água na bacia do rio Doce. Mais oito municípios começarão o trabalho em breve.

A presidente do CBH-Manhuaçu, Isaura da Paixão, considera que o seminário de capacitação vai ampliar a visão dos envolvidos sobre a importância da elaboração dos planos para os municípios.

O levantamento contempla uma visão modernizada sobre o saneamento. Antes se pensava somente em tratamento de água e esgoto. Agora, a visão de saneamento engloba o abastecimento de água potável, o esgotamento sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, a drenagem e o manejo das águas pluviais urbanas. Além disso, o tema é uma questão de saúde publica.

Isaura da Paixão reforça que não adianta ter uma empresa com um corpo técnico excelente. “O segredo é a elaboração de forma participativa, pois cada município tem suas características. Estamos agora reforçando com esse seminário, já que desejamos a participação de dois representantes das prefeituras, dois da sociedade civil e pelo menos um vereador” disse a presidente.

A presidente explica que o CBH-Manhuaçu já entrou em contato com todos os municípios e está aguardando as inscrições com os nomes dos participantes. Serão cinco pessoas de cada município.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

VEJA A PROGRAMAÇÃO E COMO OS MUNICÍPIOS DEVEM SE INSCREVER

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.