Portal Caparaó - Simpósio de Cafeicultura terá 4 dias
Agronégocios

Simpósio de Cafeicultura terá 4 dias

28/01/2015 - Atualizado em 28/01/2015 19h53

MANHUAÇU (MG) - Em sua 19ª edição, o maior evento do agronegócio da região terá mudanças significativas. Serão quatro dias de atividades e o nome será modificado para Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas, visando associar a identificação da região. Outra novidade: produtores rurais terão inscrição gratuita.

As primeiras definições foram divulgadas em reunião nesta semana durante encontro de diretores da Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM) e da Associação de Cafés Especiais (SCAMG) e a Emater-MG.

A principal mudança é quanto a duração. O Simpósio de Cafeicultura começará na terça-feira, 17 de março. “Ampliamos os dias de palestras, debates e exposições. Ao invés de dois dias, serão três. O quarto dia, na sexta-feira, 20, haverá o dia de campo que já é uma característica do simpósio”, conta o coordenador Antônio Carlos Xavier da Gama (Toninho Gama).

Marcado para os dias 17 a 20 de março, no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia, o evento terá apoio do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, EMATER-MG, Sebrae-MG.

Além de Toninho Gama, a reunião teve a presença do presidente da Aciam André Farrath, o presidente eleito da Aciam Silvério Afonso, o presidente da SCAMG Alexandre Leitão, os representantes da Emater-MG Rômulo Matozinho e Paulo Roberto e o consultor e cafeicultor Sérgio Cotrim D´Alessandro.

No encontro, os dirigentes conversaram sobre as palestras, a disposição dos estandes e locais de cursos e debates do Simpósio de Cafeicultura. “Com mais um dia de duração haverá mais tempo para palestras e até mesmo para os participantes visitarem e conhecerem os estandes e participarem dos cursos rápidos que são realizados”, pontua Rômulo Matozinho, gerente regional da Emater-MG.

MATAS DE MINAS

Alexandre Leitão reforçou que a mudança da denominação para Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas é outra necessidade. Apesar da produção em montanhas, a identificação do café produzido na região é das Matas de Minas. “Hoje temos uma identidade regional sendo construída. É importante promovermos a região com sua denominação apropriada. O nome do simpósio vai ser ajustado de forma a ajudar nessa divulgação”, detalha.

Diversas entidades, como cooperativas, sindicatos, associações e organizações públicas, participam do projeto coordenado pelo Sebrae-MG para criar uma identidade para o café das Matas de Minas e ainda fomentar o mercado para o produto da região. Além disso, a atuação do Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas é fundamental para o evento.

ENTRADA GRATUITA PARA PRODUTORES

Sobre o acesso ao evento, Toninho Gama explica que o agricultor rural só precisará apresentar o cartão do produtor e não terá que pagar inscrição.

“Queremos incentivar os produtores a participarem mais e mais do simpósio. Estamos já definindo as palestras e temas dos debates. Com certeza, será um evento renovado”, pontua Gama.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.