Portal Caparaó - Deputados federais são empossados em Brasília
Política

Deputados federais são empossados em Brasília

03/02/2015 - Atualizado em 03/02/2015 00h29

Deputado Mário Heringer acompanhado da filha Júlia

Deputado Paulo Abi-Ackel e a filha Nathalia

Lael Varella participou da posse do filho Misael neste domingo

Subtenente Gonzaga durante o juramento de posse

Reginaldo Lopes inicia o quarto mandato

Renzo Braz também foi empossado para o novo mandato parlamentar

 

BRASÍLIA (DF) - A Câmara dos Deputados empossou, neste domingo (1º), os 513 deputados federais eleitos para a 55ª legislatura (2015-2019).

Coube ao parlamentar mais velho entre os que possuem maior número de mandatos, deputado Miro Teixeira (Pros-RJ), a tarefa de presidir a sessão preparatória de posse dos eleitos, uma vez que o último presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), não concorreu à reeleição.

Teixeira iniciou os trabalhos lembrando o nome de deputados ilustres como Adauto Lúcio Cardoso, Célio Borja, Rubens Paiva e Ulysses Guimarães, e destacando que todos os parlamentares têm o mesmo mandato a cumprir.

“Vamos continuar exercendo nossa vida pública com a luminosidade dessas expressões e de outras que não citei. Que nos orientemos pelos princípios da nossa Constituição, especialmente a impessoalidade, a transparência e a moralidade. Sejam bem-vindos”, disse. “Aqui está a maior representação do povo brasileiro: a Câmara dos Deputados”, concluiu.

Em seguida, Teixeira dividiu com outros parlamentares da Mesa Diretora o dever de chamar o nome dos eleitos e de tomar deles o compromisso de “defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. Um a um, os parlamentares presentes ratificaram o compromisso dizendo “assim o prometo”.

Entre os que tomaram posse, 289 são deputados reeleitos, 26 já tiveram mandato em algum momento e 198 são novos deputados – que chegam à Câmara Federal pela primeira vez. A grande maioria dos eleitos é homem (462), possui ensino superior completo (410) e tem entre 51 e 60 anos (187). Há predomínio de brancos (80,1%), com 15,8% de pardos e apenas 4,1% de negros. As mulheres representam 10% da Casa – 51 deputadas.

O Deputado Renzo Braz comentou, após a cerimônia, sua alegria em contribuir para o desenvolvimento do Brasil. “O Brasil passa por um momento de grandes transformações, e a nossa atuação, como representantes legítimos do povo, é fundamental para que o nosso país se torne mais justo e desenvolvido”, disse o parlamentar.

Já o deputado federal Paulo Abi-Ackel ressaltou o agradecimento aos eleitores. "Neste momento em que assumo o terceiro mandato na Câmara dos Deputados, agradeço, mais uma vez, aos mineiros que generosamente acolheram o meu nome para representa-los. Vamos fazer um trabalho firme, de fiscalização em prol da ética e a certeza de que o Brasil precisa urgente de novos rumos", declarou o deputado Paulo Abi-Ackel.

Reginaldo Lopes também deixou sua mensagem sobre novos projetos. Ele inicia o exercício do quarto mandato parlamentar. "Inicio essa nova etapa já com um grande desafio de garantir a instalação de uma CPI para apurar as causas, razões, consequências, custos sociais e econômicos da violência, morte e desaparecimento de jovens negros e negras no Brasil", postou em sua conta no Facebook.

Terceiro mais votado em Minas Gerais, com 258 mil votos, o deputado federal Misael Varella tomou posse com a missão de fazer jus ao legado de seu pai, Lael Varella, figura presente na Câmara nos últimos 28 anos, totalizando sete mandatos consecutivos.

Misael terá a tarefa de dar continuidade ao trabalho de seu pai nas esferas social e da saúde, especialmente na área oncológica, em função da Fundação Cristiano Varella. Para ele, mais do que um desafio profissional, a carreira política lhe projeta um desafio de vida. “Pretendo manter a idoneidade e respeito à população pelas quais meu pai sempre zelou. Além disso, quero dar continuidade ao belíssimo trabalho social que ele iniciou, proporcionando a melhoria nos serviços de saúde para nossa região, em especial os de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer”, afirmou.O Poder Legislativo (Câmara dos Deputados e Senado Federal) cumpre papel decisivo perante a sociedade, visto que desempenha as funções de representar o povo brasileiro, legislar sobre os assuntos de interesse nacional e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.

Subtenente Gonzaga foi eleito com 93.997 votos. Em 2010, obteve mais de 59 mil votos para deputado federal e, em maio de 2014, assumiu o cargo de deputado federal pelo PDT após anúncio de aposentadoria do então deputado Antônio Roberto (PV). Em seis meses apresentou na Câmara seis Projetos de Lei e duas Propostas de Emenda Constitucional.

O deputado agradeceu a todos pela confiança e reafirmou seu compromisso de campanha de trabalhar pelo resgate da autoridade policial, defender o modelo de polícia de ciclo completo, entre outros. “Vou honrar cada voto e também a bancada militar. Vou lutar incansavelmente para garantir nossos direitos e pela melhoria da segurança pública no nosso país”, disse.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

 

 

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.