Portal Caparaó - Cerimônia empossa os novos deputados estaduais mineiros
Política

Cerimônia empossa os novos deputados estaduais mineiros

03/02/2015 - Atualizado em 03/02/2015 00h35

Mesa diretora da Assembleia de Minas

Adalclever Lopes foi eleito presidente da ALMG

Bráulio Braz é o segundo vice-presidente

Deputada Celise Laviola

Deputado Durval Ângelo

Deputado Gustavo Corrêa

Deputado Estadual João Leite

Deputado Estadual João Magalhães

Deputado Tiago Ulisses

 

BELO HORIZONTE (MG) - “Prometo defender e cumprir as constituições e as leis da República e do Estado, bem como desempenhar, leal e honradamente, o mandato que me foi confiado pelo povo mineiro”. Com a leitura do compromisso de posse feita pelo deputado mais idoso, Hely Tarqüínio (PV), os 77 deputados estaduais mineiros eleitos em outubro reafirmaram, na tarde de domingo (1º/2/15), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o compromisso de compor o Parlamento mineiro nos próximos quatro anos (2015-2019). Ainda durante a reunião, foi instalada a 18ª Legislatura da ALMG e sua 1ª sessão legislativa ordinária.

Acompanhada por centenas de pessoas na ALMG, a solenidade contou com a presença do vice-governador Antônio Andrade (PMDB), do 1º-vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Fernando Caldeira Brant, e de diversas autoridades estaduais e municipais, além dos familiares dos parlamentares.

A reunião foi presidida pelo deputado Hely Tarqüínio, que convidou os deputados Paulo Guedes (PT) e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) para atuarem como 1º e 2º-secretários, respectivamente. Em seguida, houve a entrada das bandeiras do Brasil e de Minas Gerais, conduzidas por cadetes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, e a execução do Hino Nacional pela cantora Titane, acompanhada pelo violonista Rogério Delayon.

Após a leitura e a assinatura do compromisso de posse, feita primeiro pelo deputado Hely Tarqüínio, cada parlamentar eleito em 2014 e diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) foi chamado individualmente pelo 1º-secretário Paulo Guedes para assinar o termo de posse e prestar o juramento constitucional. Depois dessa etapa, o presidente declarou todos os parlamentares empossados e anunciou a instalação oficial da 18ª Legislatura e de sua primeira sessão legislativa ordinária (cada um dos quatro anos da legislatura).

Ao final da reunião, os parlamentares e seus convidados foram conduzidos para o Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira para receberem os cumprimentos. Eles ainda retornam na tarde deste domingo (1°/2) ao Plenário para a eleição da Mesa da ALMG para o 1º biênio (2015-2017), que terá, pela primeira vez, uma eleição aberta.

MESA DIRETORA DA ALMG

Apenas uma chapa concorre à eleição e é composta pelos seguintes deputados candidatos: Adalclaver Lopes (PMDB), presidente; Hely Tarqüínio (PV), 1º-vice-presidente; Lafayette de Andrada (PSDB), 2º-vice-presidente; Braulio Braz (PTB), 3º-vice-presidente; Ulysses Gomes (PT), 1º-secretário; Alencar da Silveira Jr. (PDT), 2º-secretário; e Doutor Wilson Batista (PSD), 3º-secretário.

Na 18ª Legislatura, a ALMG terá representantes de 22 partidos. Serão 11 cadeiras do PT, dez do PMDB e nove do PSDB. Quatro partidos terão quatro vagas cada: PDT, PSD, PV e PTB. Já PR, PRTB, PCdoB, PP, PPS, PSB e PTN terão três representantes cada. Outros três partidos terão dois parlamentares cada: PSC, DEM e PRB. Elegeram um deputado os seguintes partidos: PHS, Pros, PEN, PMN e PTC.

Com informações e fotos da ALMG

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.