Portal Caparaó - Dois novos sacerdotes ordenados na Diocese de Caratinga
Geral

Dois novos sacerdotes ordenados na Diocese de Caratinga

10/02/2015 - Atualizado em 10/02/2015 07h30

Os novos sacerdotes Reginaldo Pires Amâncio e Dione José Vieira Leandro e, ao centro, o Bispo Dom Emanuel Messias. 

CARATINGA (MG) - Durante celebração eucarística, presidida pelo bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira, no Santuário de Adoração, em Caratinga, os seminaristas Dione José Vieira Leandro e Reginaldo Pires Amâncio foram ordenados diáconos.

A celebração, que aconteceu na tarde deste domingo, 8 de fevereiro, reuniu dezenas de padres e contou com a presença de centenas de fiéis de diversas paróquias da diocese.
 
Em sua homilia, o bispo lembrou a fundamentação bíblica do diaconato, lembrando que o diácono é aquele que serve. “Aquele que serve aqui no ambão, da Palavra, e no altar, da Eucaristia”, disse o bispo.
 
Dirigindo-se aos ordenandos, o bispo afirmou que a vida dos novos diáconos deverá ser uma vida de dedicação à Igreja, através da liturgia, e aos irmãos, através da caridade. “Uma vida de dedicação a Deus e ao povo de Deus. Que vocês possam no exercício do diaconato de vocês vivenciar essa realidade do serviço, com a graça de Deus e com a força do Espírito Santo”, concluiu o bispo.
 
Seguiu o rito tradicional de ordenação, incluindo os momentos fortes da ladainha cantada, da imposição das mãos pelo bispo e prece de ordenação e da vestição dos novos diáconos. Ao fim do rito de ordenação, o bispo acolheu os diáconos no clero diocesano, com um abraço, e os apresentou à comunidade e presente, momento em que foram fortemente aplaudidos.
 
Ao final da celebração, o diácono Reginaldo dirigiu breves palavras de gratidão, relembrando o caminho de caminhada formativa percorrida pelos dois ordenados. Em sua fala, considerou que a chegada à ordenação diaconal só foi possível graças à oração de todos e concluiu, pedindo que os cristãos em geral perseverassem na oração, a fim de que pudessem, misericordiosos e diligentes, proceder em harmonia com a verdade do Senhor, que se fez servidor de todos.
 
Juramento
 
Antecedendo o momento da ordenação diaconal, os dois candidatos ao diaconato realizaram na noite de sábado, 7 de fevereiro, o juramento e a profissão de fé.
 
O ritual aconteceu durante celebração eucarística, na Catedral de São João Batista, em Caratinga, e também foi presidida pelo bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira.
 
Os seminaristas Dione e Reginaldo são naturais das paróquias de Santa Margarida e Rosário Vilanova, respectivamente. Ingressaram juntos no Seminário Propedêutico São José, em Ubaporanga, em 2007. 
 
Com informações da Diocese de Caratinga
 
 
 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.