Portal Caparaó - Fiéis celebram o início da Quaresma
Geral

Fiéis celebram o início da Quaresma

19/02/2015 - Atualizado em 19/02/2015 07h38
 

PEQUIÁ (ES) - Os católicos celebraram, neste dia 18/02, a Quarta-Feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma. Segundo os preceitos da Igreja, um convite aos fiéis para a Quaresma – tempo de conversão, silêncio, oração, penitência e jejum.

Com a imposição das Cinzas, tem início um período relevante para todo cristão que deseja se preparar para viver o Mistério Pascal, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.
 
Todas as paróquias da Igreja Católica realizaram a tradicional missa da Quarta-Feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma – 40 dias de preparação para a Páscoa, e o lançamento da Campanha da Fraternidade 2015, em que conclama os cristãos a voltarem a atenção para aspectos específicos da realidade que precisam de mudanças. Este ano, a campanha tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”.
 
Em Pequiá (ES), na divisa com Minas Gerais, houve celebração logo cedo na comunidade Senhora Sant´Ana, na paróquia de São Paulo Apóstolo.
 
A Quaresma é o período reservado para a reflexão, de arrependimento dos pecados e de mudar algo que precisa ser melhor para viver mais perto de Deus, como explica o Padre Levi, pároco em Pequiá e Irupi. Segundo o sacerdote, o jejum e a penitência feitos pelos católicos nesse período representam a busca pelo autodomínio, ou seja, a capacidade de conduzir a vida pelas próprias escolhas e não pelas vontades e desejos.
 
O sacerdote destaca ainda que a Quaresma é um tempo especial para os fiéis se dedicarem às orações. Para isso, a Igreja prepara celebrações especiais e a referência ao fiel ajudar alguma instituição social que leva benefícios para outras pessoas.
 
Carlos Henrique Cruz / Fotos Lusmar Elias - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.