Portal Caparaó - Prefeitura de Manhuaçu paga repasse ao HCL
Geral

Prefeitura de Manhuaçu paga repasse ao HCL

26/02/2015 - Atualizado em 26/02/2015 07h31

MANHUAÇU (MG) - Hospital César Leite divulgou nota de esclarecimento à população de Manhuaçu sobre a possibilidade de suspensão do atendimento dos médicos. O motivo: recursos do Ministério da Saúde foram transferidos para o Município repassar ao hospital e não foram repassados. Durante a tarde desta quinta-feira, 26/02, o Fundo Municipal de Saúde fez a transferência, resolvendo o problema que já durava 20 dias.

De acordo com a nota, o Hospital César Leite ainda não recebeu o repasse dos recursos do Governo Federal para o pagamento dos serviços prestados pelos médicos em Janeiro. 
 
Ainda segundo a nota, o recurso foi repassado no início de fevereiro para a conta do Fundo Municipal de Saúde da Prefeitura de Manhuaçu e até o dia 26, pela manhão, não houve a transferência da verba para pagamento dos médicos.
 
Além disso, o HCL divulgou a cópia do ofício 073/2015, encaminhado ao Fundo Municipal de Saúde, bem como ao Conselho Municipal de Saúde, Ministério Público, Conselho Superior do Hospital e Câmara Municipal.
 
Leia a íntegra da nota:
 
NOTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO DE MANHUAÇU
 
O Hospital César Leite e os profissionais médicos que prestam serviço nesta unidade de saúde vêm a público esclarecer e alertar sobre a possibilidade de suspensão de atendimento à população, devido ao não pagamento do repasse da PREFEITURA DE MANHUAÇU.
 
Apesar de várias tentativas de recebimento do repasse que é devido ao Hospital César Leite e aos Médicos, eles não receberam, ainda, o que lhes é devido, relativo ao pagamento do trabalho no mês de JANEIRO/2015. A Prefeitura se nega a fazer o repasse da verba devida e não revela os motivos.
 
Cumpre-nos informar ainda que historicamente nunca houve atraso no repasse. Salimentamos também que esse recurso vem do Governo Federal e não dos cofres da prefeitura.
 
Conforme documentos e o portal da transparência do Ministério da Saúde, o recurso do Governo Federal foi depositado para o Fundo Municipal de Saúde no início do mês de fevereiro, o que nos causa estranheza por conta da demora do repasse.
 
O Hospital César Leite encaminhou ofício nesta semana ao Fundo Municipal de Saúde, na pessoa do Secretário Municipal de Saúde, Dr. José Rafael de Oliveira Filho, solicitando o repasse dos recursos, bem como ao Ministério Público, Câmara Municipal, Conselho Municpal de Saúde e ao Conselho Superior do Hospital César Leite para conhecimento do problema.
 
Sem o pagamento, o Hospital César Leite fica impossibilitado de arcar com a manutenção da prestação de serviços pactuada entre a Unidade e o Fundo Municipal de Saúde.
 
Nesse sentido, os médicos que estão sem receber o pagamento de Janeiro de 2015 serão obrigados a suspender o atendimento à população, mantendo, somente, a escala de urgência e emergência. 
 
O Hospital César Leite é referência em saúde há 88 anos na região de Manhuaçu e quer continuar prestando um serviço médico de qualidade e eficiência à toda população, no entanto, precisamos mais uma vez da compreensão e do apoio da comunidade, face a demora injustificada no repasse para o pagamento dos médicos.
 
Manhuaçu (MG), 26 de Fevereiro de 2015
 
Sebastião Onofre Carvalho
Provedor
 
 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.