Portal Caparaó - Conselho de Saúde cobra atuação
Geral

Conselho de Saúde cobra atuação

27/02/2015

MANHUAÇU (MG) - O Conselho Municipal de Saúde de Manhuaçu recebeu os conselheiros em mais uma reunião ordinária na quarta-feira, 25/02. A Secretaria de Saúde apresentou na reunião o segundo relatório quadrimestral ainda do ano de 2014. Também foi apresentada a Programação Anual de Saúde (PAS 2015).

O presidente do CMS, Nelson de Abreu e vários conselheiros relataram mais uma vez a precariedade da saúde em Manhuaçu. Vários problemas foram apresentados pelos membros do CMS, um deles considerado grave é o atraso no repasse de recursos para o Hospital César Leite (HCL) que são depositados na conta da Secretaria de Saúde, responsável pelo repasse.

R$ 968.844,16 deveriam ter sido depositados na conta do HCL cinco dias uteis após a entrada do dinheiro na conta da Secretaria, feito no dia 6 de fevereiro, conforme extrato apresentado na reunião, o que não havia acontecido até o dia 25/02.

Mais agilidade

Os conselheiros pediram que a Secretaria de Saúde apresente os relatórios no tempo certo. Alguns membros do CMS explicitaram sua insatisfação com a situação, ou seja, um relatório ser apresentado com cerca de seis meses de atraso. As responsáveis pela apresentação informaram que o atraso se deu por conta dos dados orçamentários fornecidos pela Prefeitura de Manhuaçu com atraso.

Durante a apresentação foi esclarecido, com base na legislação, que o relatório quadrimestral deve sempre passar pelo Conselho de Saúde. Ser aprovado pela Câmara de Vereadores não exime a Administração de passá-lo pela plenária do CMS que também deve aprová-lo.
Cobranças feitas pelos conselheiros

O presidente do CMS, Nelson de Abreu, relacionou várias cobranças que refletem a situação precária da saúde no município. Confira todas as situações apresentadas:

Falta de auxiliar de enfermagem na unidade de saúde da Ponte do Silva; refeitório para os funcionários da UPA sem funcionar desde quando foi construído (há cerca de 2 anos); descumprimento do horário de trabalho por parte da coordenação das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF); não funcionamento do CAPS I, apesar de todas as aprovações deliberadas no CMS; falta de implantação de unidades de gabinetes odontológicos aprovados pelo CMS; atrasos na entrega de laudos de Raios X; local inadequado da farmácia do SUS, gerando enorme fila no corredor da Secretaria de Saúde, bem como a redução do horário de atendimento ao público; não cumprimento da formulação de novos contratos com médicos com implantação de demanda espontânea, aprovada no CMS; falhas no atendimento do setor de TFD (Tratamento Fora do Domicílio), prejudicando os usuários do SUS; falta de manutenção nos veículos do SUS, gerando gastos com a contratação de serviços terceirizados; aparelho de ultrassonografia com defeitos constantes.

Todos os questionamentos serão encaminhados oficialmente para a Secretaria de Saúde e para o Ministério Público. Vale ressaltar que o Secretário de Saúde, Dr. José Rafael não pode comparecer à reunião, por motivo de viagem. O seu representante, Pedro Paulo, também não pode estar presente por motivos familiares. Ambos justificaram as ausências.

O repasse ao Hospital César Leite foi feito na quinta-feira, dia 26, no final da tarde, de acordo com o informado pelo HCL, portanto com atraso de 20 dias.

Luiz Nascimento - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.