Portal Caparaó - Conta de luz terá aumento de 26,9%
Economia

Conta de luz terá aumento de 26,9%

28/02/2015 - Atualizado em 28/02/2015 21h51

MANHUAÇU (MG) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) definiu, nesta sexta-feira (27), a Revisão Tarifaria Extraordinária (RTE) de 58 concessionárias de distribuição. O aumento médio no país será de 23,4%. O menor percentual será em Pernambuco (2,2%) e o maior no Rio Grande do Sul (39,50%). Na região de Manhuaçu, o aumento é de 26,9%.

Em Minas Gerais, as contas de luz da Cemig, que atende 774 municípios e 5.415 localidades no estado, terão um reajuste de 28,80%. Já as contas de luz da Energisa, que atende 66 municípios mineiros, entre eles Muriaé e outras cidades da região (como Além Paraíba, Cataguases, Eugenópolis, Leopoldina, Manhuaçu, Manhumirim, Miraí, Patrocínio do Muriaé, São João Nepomuceno, Ubá e Visconde do Rio Branco), terão um reajuste de 26,90%.

Também começam a valer na semana que vem os novos valores para as bandeiras tarifárias, que permitem a cobrança de um valor extra na conta de luz, de acordo com o custo de geração de energia. Além da revisão extraordinária, as distribuidoras passarão neste ano pelos reajustes anuais, que variam de acordo com a data de aniversário da concessão.

A revisão extraordinária está prevista nos contratos de concessão das distribuidoras e permite que a ANEEL revise as tarifas para manter o equilíbrio econômico e financeiro do contrato, quando forem registradas alterações significativas nos custos da distribuidora, como, por exemplo, modificações de tarifas de compra de energia, encargos setoriais e de uso das redes elétricas.

Guia Muriaé, com informações da Agência Brasil

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.