Portal Caparaó - Colégio Tiradentes celebra 50 anos em Manhuaçu
Segurança

Colégio Tiradentes celebra 50 anos em Manhuaçu

06/03/2015 - Atualizado em 06/03/2015 09h41

MANHUAÇU (MG) - Durante a manhã desta sexta-feira, 06/03, o Colégio Tiradentes da Polícia Militar comemorou 50 anos de instalação em Manhuaçu. Apoiada pelo 11º Batalhão de Polícia Militar, a unidade prestou homenagens e celebrou as conquistas de meio século como referência na educação regional.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-coronel Sérvio Túlio Mariano Salazar (diretor administrativo do Colégio Tiradentes), acompanhado da diretora pedagógica Valéria Aquino Xavier, do Tenente-coronel Rômulo Martins (subdiretor de ensino e assistência social da PMMG), Tenente-coronel Rubens José de Souza (coordenador administrativo do CTPM), do subcomandante do 11º BPM Major Vitor, do Prefeito Nailton Heringer e do Presidente da Câmara Jorge Augusto Pereira (Jorge do Ibéria).

O Colégio Tiradentes foi criado em dezembro de 1964 e fez a primeira seleção de alunos em fevereiro de 1965. As aulas tiveram início em março. O primeiro diretor foi o Dr. Ary Nogueira da Gama e o primeiro secretário o Coronel Fábio do Patrocínio. Os dois foram homenageados durante a cerimônia.

Em 1965, iniciaram-se três primeiras séries diurnas, duas primeiras séries noturnas e um científico também noturno. Durante a cerimônia da comemoração, foram prestadas homenagens aos professores, funcionários administrativos, diretores pedagógicos e administrativos e militares que participaram dessa trajetória.

A Banda do 11º Batalhão de Polícia Militar executou a Canção do Colégio Tiradentes, interpretada pelos alunos. A música e letra foram compostas pela professora Beatriz Zapallá.

Uma placa alusiva aos 50 anos do colégio também foi descerrada na cerimônia. O Presidente da Câmara, Jorge Augusto Pereira, entregou um Diploma de Honra ao Mérito aprovado pelo Poder Legislativo.

RECONHECIMENTO JUSTO

O Comandante do 11º BPM, Tenente-coronel Sérvio Túlio, discursou sobre o aniversário e lembrou seu tempo de estudo no Colégio Tiradentes. Para o oficial, a cerimônia foi um momento de reconhecimento: "Foram prestadas homenagens muito justas para celebrar os 50 anos do Colégio Tiradentes. Essa é uma instituição modelo na história da educação de Manhuaçu e esse momento foi para reconhecer e agradecer aos profissionais que ajudaram a formar centenas de homens e mulheres que se tornaram pessoas de destaque em todo o país".

A atual diretora Valéria Xavier alegrou-se em se encontrar com o primeiro diretor de 1965, Dr. Ary Nogueira, e professores que passaram por essa trajetória de 50 anos. "O Colégio Tiradentes participou de uma grande revolução do ensino em Manhuaçu, sendo referência na educação pública de qualidade. Anualmente, somos destaque nos resultados do ENEM na rede pública de ensino", pontuou.

O vereador Maurício Júnior falou em nome dos ex-alunos do Colégio Tiradentes. Já o Presidente da Câmara Jorge Augusto Pereira entregou a homenagem do Legislativo: "A Câmara Municipal prestou seu reconhecimento a essa instituição e a todos os homens e mulheres que fizeram essa história. Estão todos de parabéns pelos resultados do Colégio Tiradentes. Que venham mais 50 anos".

O Prefeito Nailton Heringer ressaltou que a disciplina é o grande diferencial da escola: "O Colégio Tiradentes é responsável por uma formação exemplar, especialmente na questão da disciplina e organização. Essa escola deu uma contribuição magnífica para a educação de Manhuaçu, do ponto de vista pedagógico, mas também da ética, da moral e do preparo para serem atores na sociedade, preparados para os desafios da vida".

No encerramento da solenidade, alunos do Colégio Tiradentes cantaram a música Amigos para Sempre, acompanhados da Banda do 11º BPM.

Carlos Henrique Cruz / Jailton Pereira - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.