Portal Caparaó - Vice-governador abre Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas
Agronégocios

Vice-governador abre Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas

17/03/2015 - Atualizado em 17/03/2015 07h30

Vice-governador Antonio Andrade

Secretário de Agricultura João Cruz Reis Filho

Coordenador do Simpósio de Cafeicultura Toninho Gama

 

MANHUAÇU (MG) - O vice-governador de Minas Gerais, Antonio Andrade, abriu o 19º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas, durante a manhã desta terça-feira, 17/03, acompanhado do Secretário de Estado de Agricultura João Cruz Reis Filho, do Presidente da Associação Comercial de Manhuaçu André Farrath e o coordenador do Simpósio de Cafeicultura Antônio Carlos Xavier da Gama (Toninho Gama).

Com várias mudanças na programação, o simpósio foi estendido para quatro dias de duração. Palestras e debates foram divididas entre apresentações de máquinas e exposição de produtos para a cafeicultura. 
 
Na abertura, o coordenador Toninho Gama ressaltou a importância econômica de Manhuaçu no cenário cafeeiro. "A região é polo produtor da cafeicultura da Zona da Mata, 2º maior região produtora do estado e o simpósio é o maior evento da cafeicultura na região. É o quarto município maior produtor de café do estado. Estamos investindo na qualidade, somos vencedores de concursos nacionais e queremos crescer mais", afirmou. Ele também solicitou que o Governo de Minas faça o georreferenciamento do café das Matas de Minas. 
 
A previsão é que a produção de Manhuaçu alcance aproximadamente 22 mil toneladas este ano, numa área de 17 mil hectares. O Valor Bruto da Produção alcançou 112 milhões em 2013, montante é o quinto maior do estado. O volume exportado é superior à produção do município, embarcando em 2014, cerca de 40 mil toneladas de café, girando em torno de US$ 102 milhões, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O crédito rural para a cafeicultura de Manhuaçu para a safra 13/14 fechou em R$ 24,8 milhões, com 862 contratos firmados com produtores.
 
APOIO DO GOVERNO DE MINAS
 
Principal programa executado em Manhuaçu, o Certifica Minas Café, tem nove propriedades certificadas no município, que implantaram boas práticas de produção e receberam o selo do programa. Na região da Zona da Mata são mais de 220 propriedades certificadas, o que corresponde a 15% do estado, com 1,5 mil propriedades. Outra importante ação, o Concurso Regional de Qualidade do Café, promovido pela Emater-MG, premia os produtores que ofertam os melhores grãos, de acordo com as características do café da região.
 
O Secretário de Agricultura, João Cruz Reis, destacou que o objetivo é fortalecer o programa de certificação de café na região. "Nós temos um carinho enorme com a região e o Governo está empenhado em melhorar as condições dos produtores das Matas de Minas. Sou da região e quero muito que nossos programas sejam intensificados, fortalecendo a agricultura familiar, a participação das mulheres no setor e também a certificação de qualidade do café".
 
Já o vice-governador, Antônio Andrade, elogiou a estrutura e mobilização promovidos pelo simpósio em Manhuaçu. "Vejo com alegria esse momento da cafeicultura se reunir buscando novas oportunidades, melhorar a qualidade e ganhar mais mercado para o agronegócio. O café das Matas de Minas evoluiu muito nos últimos anos, prova disso, são os prêmios conquistados. Manhuaçu é um dos maiores produtores do Brasil. O Governo de Minas é parceiro do agronegócio e teremos grandes projetos para o setor", pontuou.
 
Participaram da cerimônia de abertura o deputado federal Mário Heringer, os deputados estaduais João Magalhães, Bráulio Braz e Celise Laviola, além do Prefeito de Manhuaçu – Nailton Cotrim Heringer, Presidente da Câmara Municipal – Jorge Augusto Pereira, o Vice-presidente do Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas Sebastião de Lourdes Lopes e o Presidente da Associação de Cafés Especiais – Alexandre Leitão.
 
NOVIDADES
 
Este ano, a mudança maior é com relação ao nome do simpósio, que adotou a denominação de origem Matas de Minas. Também haverá o 1º Encontro de Mulheres Cafeicultoras, com palestras da extensionista da Emater Maria do Carmo Cunha Fontes, e da pesquisadora da Epamig de Viçosa, Drª Glória Zélia Teixeira Caixeta.
 
O consultor Sergio D'Alessandro explica que durante o evento estão apresentando com o Sebrae-MG o que é o padrão dos cafés que receberão o selo das Matas de Minas. "Serão certificados os cafés com qualidade superior a 80 pontos. Esperamos com isso alavancar a qualidade, incentivando mais produtores. Pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que 70% dos cafés têm essa possibilidade, mas vamos mostrar o padrão e o que eles têm que fazer para se adequar".
 
O evento prossegue até quinta-feira com debates, exposições e palestras no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia, em Manhuaçu. Na sexta, haverá Dia de Campo em Martins Soares.
 
PALESTRAS
 
Durante o primeiro dia aconteceram quatro palestras. A primeira foi sobre comercialização e mercado de café com o presidente do Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé).
À tarde, foram apresentadas as palestras "Carbono Zero: oportunidade para cafeicultura", com o professor da UFV Laércio Jacovini; "Gestão de Recursos Hídricos - Gerenciamento da água na cafeicultura" com o engenheiro agrônimo Mário Ramos Vilela; e a "Contribuição do Cooperativismo para o Desenvolvimento da Cafeicultura" com o doutor em desenvolvimento e agricultura José Horta Valadares.
 
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com
 
 
 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.