Portal Caparaó - Celular em São José e São João da Figueira
Política

Celular em São José e São João da Figueira

18/03/2015

Vereador Nei Barbosa (Presidente da Câmara de Durandé)

Vereador José Elias

DURANDÉ (MG) - Os vereadores Nei Barbosa (presidente da Câmara de Durandé) e José Elias Rodrigues Pereira cobraram do Governo de Minas Gerais e da Vivo a ativação dos serviços de telefonia celular nos distritos de São José da Figueira e São João da Figueira, no município de Durandé.

Apesar das torres já terem sido instaladas, ainda em 2014, o serviço de telefonia celular não entra em operação. Os dois distritos foram incluídos no Programa Minas Comunica II, do Governo do Estado.

A região do DDD 33 foi vencida pela Vivo. A operadora, além de estender o serviço para os distritos, promete oferece tecnologia mínima 3G (padrão UMTS). A transmissão de dados tem capacidade de suportar velocidade de, no mínimo, 1 (um) Mbps, em condições normais de operação. A oferta de mobilidade e roaming também é obrigatória, em conformidade com as regras da Anatel e a operadora deverá oferecer planos pré e pós-pagos.

Desde o ano passado, os dois vereadores estão acompanhando o processo de implantação. A empresa responsável pelo serviço, Vivo/Telefonica, protocolou o atendimento na prefeitura, estabelecendo uma parceria para a execução dos serviços. 

Após a instalação dos equipamentos, é iniciado o processo de certificação das antenas pelo Governo de Minas.

Nesta semana, depois da cobrança dos dois vereadores, a Superintendência Central de Governança Eletrônica (SCGE), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, informou que estão sendo resolvidas as pendências das duas torres.

De acordo com a resposta encaminhada aos vereadores, a torre de São João da Figueira não foi aprovada na primeira vistoria e foram solicitadas modificações para a Vivo. A empresa deverá fazer os ajustes e solicitar nova vistoria de certificação. Já a torre de São José da Figueira está em processo de licenciamento ambiental.

Apesar de não informar o prazo, o Governo de Minas informou que serão feitas as novas vistorias, após a ativação das duas torres.

Nei Barbosa e José Elias garantiram que vão continuar insistindo para que haja uma solução o mais breve possível. “Os dois distritos estão carecendo desse serviço. Não há justificativa para tanta demora. Vamos continuar empenhando”, declarou Nei Barbosa.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.