Portal Caparaó - Chuvas causam transtornos em Caratinga
Geral

Chuvas causam transtornos em Caratinga

08/12/2010
Chuvas causaram estragos em vários locais em Caratinga

As fortes chuvas ocorridas, na terça-feira, 07, causaram muitos transtornos à população, em diversos pontos de Caratinga, deixando evidentes a precariedade e a carência da cidade em termos de infraestrutura, especialmente, no que se refere às redes pluviais.

As águas da chuva chegaram a alagar alguns pontos da cidade, chegando a invadir casas e estabelecimentos comerciais, como aconteceu na Avenida Benedito Valadares, no centro de Caratinga, onde um restaurante foi obrigado a interromper o funcionamento, ao ser invadido pela água barrenta.

No mesmo logradouro, as águas tomaram o estacionamento do Edifício Monte Azul, deixando os veículos quase que submersos, causando enormes prejuízos aos seus proprietários.

Na Avenida Olegário Maciel, em decorrência do represamento causado pelo quebra-molas, recém construído pela Prefeitura, a água começou a invadir estabelecimentos comerciais, levando o dono de uma das lojas a quebrá-lo, para permitir que a água escoasse.

O quebra-molas, desde sua construção, é alvo de reclamações de moradores e donos de lojas em suas imediações, como é o caso de Washington Nunes. “A chuva não é culpa da administração municipal, mas, existem algumas medidas que podem ser tomadas para amenizar a situação”. 

Já Fuvel de Oliveira Lima, proprietário de um mercadinho que funciona próximo ao local, espera que a avenida pelo menos seja limpa. “A gente é obrigado a fechar nossos estabelecimentos e realizar a limpeza, pois nem isso a administração municipal faz”.

O temporal, também, causou estragos em outras regiões. A Rua Princesa Isabel, próximo à igreja Testemunhas de Jeová, como normalmente acontece, há vários e vários anos, foi completamente tomada pela lama. A enxurrada, vinda do bairro Bela Vista, trouxe toda a lama para a rua, causando a interrupção do trânsito por certo tempo, causando alagamento nas Vilas da Princesa Isabel. O mesmo se viu na Rua João Pinheiro, com o barro invadindo a casa de vários moradores.

Na Rua Antônio Maria Rezende Fernandes, no Bairro Dário Grossi, a água invadiu uma casa, ao retornar por um ralo no quintal, causando muita revolta dos moradores. Alfredo Peter dos Santos, um dos moradores, afirma que já havia alertado as autoridades sobre o problema. “Inclusive vocês, da imprensa, já vieram aqui e verificaram a situação.

Ainda na Rua Antônio Maria Rezende Fernandes, os moradores eram obrigados a limpar toda a lama trazida pela enxurrada, trabalho que demorou algumas horas. Em outra casa a água retornou pelo ralo e invadiu a varanda. Telhas foram arrancadas e meio fios e calçadas, também, foram danificados.

Nesse local, a rede pluvial, construída há poucos meses, já está danificada. Ninguém da Prefeitura se pronunciou sobre os transtornos causados pelo temporal.

Segundo os serviços de meteorologia, a frente fria que chegou ao Estado deve permanecer até o final de semana. A previsão é de que os índices pluviométricos variem de 50 a 80 milímetros no Vale do Aço e na Zona da Mata.   
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) alertou às Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, que deverão desencadear ações previstas em seus planos de contingência, para reduzir os efeitos de possibilidades de alagamentos, enchentes e deslizamentos de encostas.

Jornal A Semana - Caratinga

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.