Portal Caparaó - Caminhões antigos viram atração em Manhuaçu
Geral

Caminhões antigos viram atração em Manhuaçu

08/02/2011 - Atualizado em 08/02/2011 08h16

O comboio de três caminhões da marca FNM passou por Manhuaçu na tarde deste domingo, 06. Os veículos da década de 60 foram totalmente recuperados e rodam pelo país numa viagem especial nas mãos dos amigos Osvaldo Tadeu Strada, Miklos Stammer e Adalberto Teixeira Santo Ito Bir - dois catarinenses e um paulista.

A história da Fábrica Nacional de Motores – F.N.M. - se confunde com a história de milhões de brasileiros, desde a década de 1950 até os dias atuais. Nos árduos tempos do incipiente transporte rodoviário, o caminhão Fenemê  – pioneiro da indústria automobilística brasileira – se destacou no cenário nacional, como resistente e confiável.  O Brasil estava em pleno desenvolvimento e o volume do transporte rodoviário crescia numa linha ascendente.  As estradas eram rudimentares, muitas vezes intransitáveis, mas o caminhão FNM desbravou cada canto deste país, de norte a sul e de leste a oeste, com notável bravura.

Era um veículo possante, de personalidade forte, capaz de encarar qualquer estrada com cargas que quase sempre ultrapassavam o peso limite, e que mesmo assim sempre chegavam ao seu destino, transportando as riquezas do Brasil industrializado num sentido, e as do Brasil rural no outro.

Os caminhões F.N.M. chamaram a atenção neste domingo em Manhuaçu. Muitas pessoas pararam e foram conferir os três veículos. Conhecidos pela aparência sisuda, os F.N.M. eram robustos e arrancavam admiração até daqueles que trabalhavam com caminhões de outras marcas

Os três amigos saíram de Santa Catarina e São Paulo com destino ao estado da Bahia e, no retorno, passaram por Manhuaçu com destino ao Espírito Santo.

Na viagem, além de turismo e exposição dos belos caminhões dos anos 61,62 e 64, eles visitam lojas de peças usadas e ferros-velhos, a procura de peças e caminhões da marca que possam ser aproveitadas ou recuperadas.
“Sou filho de caminhoneiro e desde de criança aprendi a gostar de caminhões, o pai possui um F.N.M. e por hobby agora faço a restauração de caminhões antigos da marca”, destacou Osvaldo Tadeu Strada, ao lado do seu FNM 61, impecável.

Jailton Pereira - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.