Portal Caparaó - Grão Mestre Estadual participa de reunião conjunta da Maçonaria Regional
Geral

Grão Mestre Estadual participa de reunião conjunta da Maçonaria Regional

25/02/2011 - Atualizado em 25/02/2011 16h42

Membros das Lojas Maçônicas de Manhuaçu, Manhumirim, Simonésia, Alto Jequitibá e Matipó participaram de reunião conjunta no templo da Loja Maçônica União de Manhuaçu na noite de segunda-feira, 21. A presença do Grão Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil Minas Gerais Amintas de Araújo Xavier foi o principal destaque do encontro.

Desde 2009, as Lojas Maçônicas de Manhuaçu - União, Liberdade e Justiça; Tríplice Aliança; Fraternidade Regional 33; Renascimento e Justiça; e União de Manhuaçu; a Loja União de Simonésia; a Loja Propter Humanitaten de Manhumirim; Loja Maçônica Paz e Liberdade João Mendes Magalhães, de Matipó, e Renúncia e Pureza, de Alto Jequitibá, reúnem-se em conjunto em um dos templos no final de cada mês.

A iniciativa promoveu uma integração maior entre os maçons da região e permitiu ainda a inclusão de discussões sobre as questões da região. Na segunda-feira, o Grão Mestre Amintas de Araújo Xavier visitou a cidade de Manhuaçu e falou aos maçons de toda a região.

Segundo ele, a Maçonaria não é uma religião, como muitos pensam, e tem buscado mostrar que não tem segredos. “Embora tenhamos religiosidade nos nossos trabalhos, uma vez que, sob o mesmo teto, a maçonaria abriga cristãos, mulçumanos e judeus, enfim, praticantes de todas as denominações religiosas que tenham Deus como Ente Supremo, não somos uma religião. Visamos aprimorar a humanidade nos aspectos intelectuais, cumprindo assim, seu objetivo de trabalhar incessantemente no sentido de combater a ignorância e os preconceitos que estabelecem barreiras no relacionamento entre homens e mulheres”, ressaltou.

113 ANOS

Durante a reunião, o Venerável Mestre João Pessoa Cunha e o Deputado Estadual na Assembléia Estadual Legislativa da Maçonaria Renato Cezar, acompanhados dos veneráveis das outras lojas presentes, receberam do Grão Mestre estadual uma placa de homenagem e reconhecimento pelos 113 anos de fundação da Loja Maçônica União de Manhuaçu.

Instalada em 1º de fevereiro de 1898 por Maçons que vieram de Ponte Nova à cavalo, é a mais antiga Loja Maçônica de toda a região. Durante a reunião ainda foi mostrado um pouco dessa história e realizações.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.