Portal Caparaó - Novo Bispo Diocesano toma posse nesta sexta
Geral

Novo Bispo Diocesano toma posse nesta sexta

20/05/2011 - Atualizado em 20/05/2011 17h49
Dom Emanuel Messias será empossado às 18 horas em Caratinga

A diocese de Caratinga (que abrange além de Caratinga outras 53 cidades da região) prepara a posse de seu 6º bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira. O novo bispo será acolhido na Catedral de São João Batista, nesta sexta-feira, dia 20.

A organização espera mais de 10 mil pessoas para a festividade. A cerimônia de posse será na Catedral, às 18 horas, e será mais reservada, valorizando a presença dos bispos, padres, religiosos e seminaristas, embora todo o povo já se faça presente. Logo após a posse, dom Emanuel será saudado nas ruas, ao longo de uma caminhada entre a Catedral e o Santuário de Adoração Perpétua, onde presidirá sua primeira missa como bispo diocesano de Caratinga.

O Santuário tem capacidade para cerca de apenas três mil pessoas. Para possibilitar que todos assistam a celebração, será instalado um sistema de transmissão na parte exterior da igreja, montada uma estrutura de telões e caixas de som, além da transmissão ao vivo pelas emissoras de comunicação da cidade. O portal da diocese de Caratinga (diocesecaratinga.org.br) fará a retransmissão da Rádio Cidade de todo o evento.
Um esquema de segurança foi montado a fim de guarnecer o trânsito da cidade e os fiéis vindos das 48 paróquias da diocese. Além disso, foram determinadas áreas específicas para estacionamento de ônibus e feitas parcerias com o corpo de bombeiros voluntários e a Secretaria Municipal de Saúde para atendimento médico aos participantes.

Entre as presenças confirmadas na celebração estão o arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, que presidirá a cerimônia de posse; o bispo de Itabira/Coronel Fabriciano (MG), dom Odilon Guimarães Moreira; o bispo de São José do Rio Preto (SP), dom Paulo Mendes Peixoto e o bispo de Três Lagoas (MS), dom José Moreira Bastos Neto, estes três filhos da diocese de Caratinga. Além deles, são esperados cerca de 20 outros bispos do Regional Leste 2 (Estados de Minas Gerais e Espírito Santo). Foram convidados também todos os padres das dioceses de Governador Valadares, onde dom Emanuel exerceu seu ministério presbiteral, e de Guanhães, diocese na qual atuou por 13 anos como bispo diocesano.

Um tríduo foi realizado em todas as comunidades da diocese nos dias 17, 18 e 19. Além disso, foi motivado que cada uma das mais de mil comunidades de base da diocese se reunisse no dia 20 para uma celebração da Palavra de Deus, manifestando a unidade entre pastores e fiéis.

NOVO BISPO

Bispo de Guanhães desde 1998, dom Emanuel Messias de Oliveira foi nomeado pelo papa Bento XVI, no dia 16 de fevereiro de 2011, bispo diocesano de Caratinga. A nomeação se deu quando o papa aceitou o pedido de renúncia de dom Hélio Gonçalves Heleno, bispo diocesano de Caratinga durante 32 anos, após completar 75 anos, conforme prescreve o cânon 401§ 1 do Código de Direito Canônico (motivo de idade).

Ele Nasceu em Salinas, MG, dia 22 de abril de 1948, filho de Deoclides Oliveira e Maria Angélica Teixeira (in memoriam). Fez o curso fundamental e o médio, em Governador Valadares. O curso de Filosofia, em Mariana, no Seminário São José (1967-1968). E o curso de Teologia, em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana (1969-1972), especializando-se em Sagrada Escritura, no Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1972-1975).

Recebeu o Presbiterado, aos 4 de fevereiro de 1976, em Governador Valadares. Exerceu o ministério sacerdotal em Governador Valadares, como Vigário Paroquial (6 anos) e Pároco (17 anos), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha dos Araújos; foi professor de Sagrada Escritura, no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga, durante 24 anos; Coordenador Diocesano de Pastoral; e Diretor Espiritual, em Minas Gerais, do Movimento “Fé e Luz”, serviço que continuou exercendo depois de Bispo.

Foi ordenado Bispo para a Diocese de Guanhães, também em Governador Valadares, por Dom José Heleno, dia 19 de abril de 1998; e tomou posse daquela diocese dia 17 de maio daquele mesmo ano. Seu lema episcopal: A serviço da Misericórdia. Como Bispo de Guanhães, foi também responsável da dimensão Bíblico-Catequética do Regional Leste II; e Administrador Apostólico da Diocese de Governador Valadares.

DOM HÉLIO

Com a nomeação de dom Emanuel Messias para Caratinga, dom Hélio tornou-se administrador apostólico da diocese. Essa função será exercida por ele até que o novo bispo assine a ata de posse na noite desta sexta-feira.

A partir de então dom Hélio será chamado bispo emérito de Caratinga e poderá descansar. Está previsto que ele continue morando em Caratinga mesmo, no bairro Limoeiro, juntamente com o padre Joaquim Calais. Nesta quarta-feira, 18, dom Hélio completou 76 anos de vida. O dia foi marcado por um almoço festivo com os padres e seminaristas e por uma missa solene na Catedral de São João Batista.

Nos seus 32 anos no governo da diocese, dom Hélio ordenou 65 padres, 50 deles pertencem ao clero de Caratinga. Criou 9 paróquias: Ipaba, em 1989; Santana do Manhuaçu, em 1992; Bom Pastor, Manhuaçu, em 1992; Senhor Bom Jesus, Caratinga, em 1994; Córrego Novo, em 1995; São Domingos das Dores, em 1998; São João do Manhuaçu, em 1999; Vilanova, em 2007; e São Judas Tadeu, Limoeiro, Caratinga, em 2009. Nesta última irá morar. Além disso, fez 320 visitas pastorais e 141.518 crismas.

Diário das Gerais - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.