Portal Caparaó - Secretaria do Desenvolvimento Social discute o combate ao abuso sexual
Geral

Secretaria do Desenvolvimento Social discute o combate ao abuso sexual

24/05/2011 - Atualizado em 24/05/2011 06h13

“Não se deve deixar acontecer, para depois buscar uma solução ou algo que venha sensibilizar a sociedade”. O primeiro passo foi dado na última quarta-feira, dia 18, data em que foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Representantes de vários segmentos estiveram reunidos, juntamente com a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializada em  Assistência Social (CREAS), discutindo idéias, elaborando uma melhor forma de  mudar a realidade atual, bem como a construção de um fluxo de atendimento.

Dentro dessa nova filosofia de trabalho, além do crime e cruel violação dos direitos humanos, existe a preocupação quanto às conseqüências para a criança e o adolescente, vítimas de abuso sexual.

A Secretária Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Dra. Beatriz Prata, ressalta a união de toda a sociedade para uma ampla discussão e fortalecimento de ações, que venham multiplicar as ações no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Dra. Beatriz Prata reforça a idéia da construção da rede de proteção, a fim de nortear o papel de cada um no acompanhamento da vítima, além de técnicos para a elaboração de políticas públicas capazes de atender as necessidades.

“A sociedade tem um papel importante para nos ajudar. Mas, é preciso que tenhamos uma estrutura para garantir o atendimento e, dar continuidade àquilo que o caso requer”,disse a Secretária Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Dra. Beatriz Prata.

Durante o encontro, uma equipe do Centro Viva a Vida apresentou a estrutura que está disponibilizada para o atendimento a criança e o adolescente, vítimas de abuso sexual. A coordenadora do Centro de Referência Especializada em Assistência Social, Adriana Salazar, salienta que o momento é de buscar parcerias com outros órgãos, pessoas comprometidas com as causas ligadas à criança e o adolescente. Segundo Adriana Salazar, o encontro foi específico para discutir o abuso sexual e buscar uma resposta, através do que será implementado com a participação dos representantes das instituições.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Flávio Lacerda, enfatiza a consciência da família no acompanhamento dos filhos e, a participação da sociedade como ponto fundamental para a diminuição de tantos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Está definida para o dia 08 de junho outra reunião, com a comissão formada por representantes das instituições, para articular as ações, bem como o caminho ser trilhado para a consolidação da rede de garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.