Portal Caparaó - Onda de furtos no Alfa Sul: PM orienta moradores
Segurança

Onda de furtos no Alfa Sul: PM orienta moradores

16/07/2011 - Atualizado em 16/07/2011 12h25
Bom para morar, casas e apartamentos do bairro Alfa Sul são alvo frequente de bandidos

Depois de inúmeros furtos ocorridos em residências no bairro Alfa Sul, a Polícia Militar iniciou o trabalho de orientação aos moradores, a fim de mudarem o comportamento e terem mais atenção ao saírem de suas casas. Através da equipe da Patrulha de Prevenção Ativa, medidas de segurança estão sendo adotadas, principalmente em edifícios que oferecem facilidade para os autores dos furtos homiziarem para a ação delituosa.

O último caso aconteceu na tarde de terça-feira, dia12.Três moradoras da Rua Hilda Vargas Leitão saíram para trabalhar. Ao retornarem perceberam que a porta do apartamento estava aberta e, todos os pertences revirados. As vítimas informaram que os ladrões levaram uma TV 21 polegadas LCD, notebook, máquina fotográfica digital, fronha, colares de ouro, brincos de prata, anéis e a quantia de R$ 100,00. A perícia técnica detectou que, a fechadura da porta principal estava violada, aparentando ter sido usada uma chave “micha” para abri-la.
A partir daí, a equipe da Patrulha de Prevenção Ativa formada pelo Cabo Ageu e Soldado Élida passaram a fazer contato com os moradores, para adotarem mecanismos que venham a dificultar a ação marginal. Alguns edifícios não possuem medida de segurança, bem como o portão de acesso fica afastado da margem da rua. Cabo Ageu explica que existe um monitoramento por parte dos ladrões, levantando informações e os objetos desejados.

Durante o acompanhamento do trabalho da polícia, a reportagem percebeu que os prédios não possuem câmeras de monitoramento, bem como os portões ficam afastados, possibilitando assim, que os ladrões fiquem escondidos aguardando o momento certo para agirem. A polícia obteve informação de que um Corolla de cor escura, com placa inicial “M”, fica circulando no bairro em horários alternados.

Moradores recebem orientações importantes

Todos moradores visitados recebem orientações fundamentais, que podem evitar a continuidade da ação delituosa. Os policiais dão dicas para que o morador examine pontos vulneráveis da casa, instale dispositivo de segurança, reforce a tranca da fechadura, evite deixar tambores, marretas e outros objetos que facilitem arrombamento. Os moradores estão sendo orientados a colocarem “olho mágico” na porta, a não deixarem jóias ou dinheiro em casa, colocar chave tetra e trocar as fechaduras do imóvel. “Formar a rede de vizinho protegido é fundamental. No caso de observar pessoas estranhas, os moradores devem acionar a Polícia Militar através 190, ou a Patrulha de Prevenção Ativa pelo 8429-0295”, ressalta Cabo Ageu.

Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.