Portal Caparaó - PM prende segundo envolvido no esquema de notas falsas
Segurança

PM prende segundo envolvido no esquema de notas falsas

12/01/2012 - Atualizado em 12/01/2012 17h15

João Celírio foi preso.

José Maria conseguiu fugir

A Polícia Militar de Durandé recuperou uma motocicleta furtada em Santana do Manhuaçu, prendeu um dos envolvidos e descobriu que ele e o irmão fabricavam dinheiro em casa, no bairro Engenho da Serra, em Manhuaçu. A ação policial aconteceu na tarde desta quarta-feira, 11.

A história começou com uma ligação anônima relatando que dois rapazes haviam furtado uma motocicleta, Honda XLR 125 no distrito de Santa Filomena, zona rural de Santana do Manhuaçu. A informação era de que os ladrões haviam passado em São José da Figueira, zona rural de Durandé, sentido a Córrego do Arrependido, e que um deles estaria sem capacete.

Com suporte do Centro de Operações, o destacamento de Durandé iniciou o rastreamento e outras viaturas começaram a fazer o cerco na região. Os policiais depararam com a motocicleta estacionada no terreiro de uma casa.

Quando os dois irmãos viram a polícia chegando, eles pularam e atravessaram um rio. Apesar da tentativa de se esconderem num cafezal, João da Silva Celírio acabou preso. “Ele tentou resistir e investiu com um canivete para cima do policial. Acabou imobilizado e algemado”, conta o Sargento Odair, do destacamento de Durandé.

O outro autor, José Maria da Silva Celírio, irmão de João Celírio, conseguiu chegar a uma mata. Ele foi localizado por volta de 23 horas, quando chegava em casa, num cerco da Polícia Militar.

João Celírio foi identificado e tinha dois mandados de prisão em aberto – um deles por tentativa de homicídio.

DINHEIRO FEITO EM CASA

No interior da carteira dele, a PM encontrou nove notas de 50 reais falsas e a cédula original que foi usada como matriz das falsificações. Ele disse aos policiais que seu irmão que fugiu, José Maria, é que confecciona as cédulas em casa no Bairro Engenho da Serra, em Manhuaçu.

Uma equipe da Polícia Militar foi até a casa e encontrou o computador que continha as cédulas escaneadas, impressora e papel para a reprodução. Ainda no interior da carteira de João Celírio foram encontrados vários documentos em nome de uma vítima de furto do dia 09, em Santana do Manhuaçu. Ele confessou ser o autor.

Segundo a PM, ainda será apurado detalhadamente, mas devido ao modo da ação criminosa dos irmãos existe suspeita que vários furtos e tentativas de furtos a veículos em Santana do Manhuaçu tenham sido cometidos pelos irmãos Celirío.

João, a motocicleta recuperada e todo o material apreendido foram encaminhados a Delegacia de Polícia de Manhuaçu, onde foi autuado pelo Delegado Getúlio Vargas de Lacerda.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.