Portal Caparaó - Alunos pesquisam patrimônio cultural de Luisburgo
Entretenimento

Alunos pesquisam patrimônio cultural de Luisburgo

17/10/2014 - Atualizado em 17/10/2014 16h43

LUISBURGO (MG) - Após muitos estudos e pesquisas, dentro e fora das salas de aula, estudantes das Escola Manoel Francisco de Souza (cidade) e Escola Lucindo Antônio Faria Filho (Córrego dos Cristino) realizaram feira cultural, com a exposição de trabalhos feitos por eles sobre o patrimônio cultural e histórico de Luisburgo. Trata-se do Projeto Educar, que realizado pela Secretaria M. de Educação, tem  a proposta de estimular a conservação do patrimônio cultural e histórico local junto às instituições de ensino. A iniciativa mobilizou e entusiasmou os educandos a conhecerem mais sobre o local onde vem  e suas origens.

O Projeto envolveu a participação dos alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das Escola Municipal Manoel Francisco de Souza e Escola Municipal Lucindo Antônio Faria Filho, com total acompanhamento da direção e das equipes pedagógicas destas escolas.

Segundo a Secretária do Conselho M. de Patrimônio Cultural de Luisburgo, Cristina Hubner, coube às duas instituições de ensino escolher dois patrimônios históricos para serem  pesquisados pelos alunos. A Escola Municipal Lucindo Antônio Faria Filho optou por dois casarões antigos existentes na própria comunidade dos Cristino e a Escola Municipal Manoel Francisco de Souza definiu pelo antigo galpão de máquinas (casarão da cidade) e a imagem de São Luiz Gonzaga como objetos das pesquisas. “Com a orientação dos professores, os alunos conhecerem mais sobre o passado e suas origens, o que é muito importante”, pontuou Cristina. A Presidente do Cons. M. de Patrimônio Cultural, Gislaine Amorim, também prestigiou o evento.

A exposição dos trabalhos aconteceu no auditório da Escola Municipal Manoel Francisco de Souza, durante todo o dia, recebendo inclusive estudantes de outras escolas. Na mostra, os alunos apresentaram desenhos e os mais variados objetos – Em sua maioria peças antigas – recontando a história da comunidade.  O Prefeito José Carlos Pereira e o Vice-prefeito Geraldo Rhodes visitaram a feira e parabenizaram aos estudantes pela dedicação e envolvimento com as atividades e aos profissionais da Educação pela consolidação deste importante projeto.

A Secretária Municipal de Educação, Maria Aparecida Noronha, avaliou que a feira cultural foi muito bem  sucedida, principalmente pelo resgate e valorização da memória local.

portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.