Portal Caparaó - Loja Maçônica União de Manhuaçu comemora 117 anos
Geral

Loja Maçônica União de Manhuaçu comemora 117 anos

14/02/2015 - Atualizado em 14/02/2015 10h37

MANHUAÇU (MG) - A mais antiga loja maçônica da região, a União de Manhuaçu, completou 117 anos de fundação no início deste mês. A sessão solene para marcar o aniversário foi presidida pelo Venerável Expedito Bertolace e recebeu a presença do Grão Mestre Adjunto do Grande Oriente de Minas Gerais (GOB-MG) Eduardo Teixeira de Rezende, além de membros de cerca de 20 lojas maçônicas da região.

Precursora da maçonaria na região, a Loja Maçônica União de Manhuaçu foi fundada em 1º de fevereiro de 1898. Dois maçons vieram à cidade para organizar e instalar a nova loja: José Teixiera Braga, da Loja Maçônica União Cosmopolita de Ponte Nova e o Capitão Francisco Ferreira de Andrade, da Loja Maçônica Atalaia do Norte, de Diamantina.

Inicialmente, os dois fizeram contatos com pessoas de bem da sociedade, explicaram os objetivos e convidaram alguns para a o ingresso na Maçonaria. No dia 1º de Fevereiro, aconteceu a instalação.

Quatorze pessoas iniciaram nesse dia: Coronel Frederico Antônio Dolabela; advogado Manoel Cardoso de Siqueira Pina; Engenheiro Terzíli Leoni; Marcos Stellardi; João Guerrini; farmacêutico Leopoldo Gama; funcionário público Gustavo de Sylos; jornalista Nicolau Brandão; Tenente Ludgero Cecesano de Paiva; Capitão José Basílio Nogueira; Tenente-Coronel José Bento Barbosa; Promotor de Justiça Antônio Welerson; agricultor Augusto Abílio Pinto Machado; e o comerciante Evaristo Cardoso Pina.

Francisco Ferreira de Andrade foi eleito o primeiro venerável (presidente). O Coronel Frederico Antônio Dolabela era o primeiro vigilante e Gustavo de Sylos, o segundo vigilante. O Orador Manoel Cardoso de Siqueira Pina; secretário Nicolau Brandão; tesoureiro Leopoldo Gama; cobridor Marcos Stellardi; Chanceler Tenente-Coronel José Bento Barbosa; Hospitaleiro Engenheiro Terzílio Leoni; 1º Experto Evaristo Cardoso Pina; 2º Experto Tenente Ludgero Paiva; Mestre de Cerimônias Antônio Welerson; 1º Diácono João Guerrini; 2º Diácono Augusto Abílio Pinto Machado; e Arquiteto Capitão José Basílio Nogueira.

A apresentação da história da Loja União de Manhuaçu coube ao maçom Jeremias Mayrinck. Ele detalhou a fundação e a participação da Maçonaria em ações e obras sociais do município, como a Escola Normal, o Hospital César Leite e a APAE.

HOMENAGENS

Ainda durante a sessão comemorativa, foram destaques as homenagens a vários integrantes da Loja Maçônica União de Manhuaçu, bem como o reconhecimento de lojas de cidades vizinhas que foram fundadas a partir dessa loja.

Eduardo Teixeira de Rezende também apresentou palestra sobre a Maçonaria e falou de projetos importantes que estão sendo desenvolvidos no estado.

Participaram maçons de lojas maçônicas de Manhuaçu, Simonésia, Ipanema, Manhumirim, Caratinga, Durandé, Ubaporanga, Conceição de Ipanema, Lajinha, Matipó, Mutum, Raul Soares, Alto Jequitibá, Caiana, Belo Horizonte e Espera Feliz.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.