Portal Caparaó - Prefeitos de pires na mão
Política

Prefeitos de pires na mão

23/03/2015 - Atualizado em 23/03/2015 07h22

ENTRE FOLHAS (MG) - Representantes da Associação Mineira de Municípios (AMM) participaram do 1º Encontro de Prefeitos das Associações dos Municípios do Vale do Aço e Vertente Ocidental do Caparaó – AMVA e AMOC, com o objetivo de debaterem os problemas financeiros enfrentados pela administração municipal em todo o país. O evento foi realizado na cidade de Entre Folhas, e reuniu prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras municipais, vereadores e moradores de mais de 30 municípios.

Com o tema “Questionando o Brasil, esperando por Minas, pensando o município”, o encontro serviu para expor a conjuntura olho1política nacional e as principais questões municipalistas, como a revisão pacto federativo, educação fiscal para a cidadania, as desonerações efetuadas pelo governo federal, entre outros temas. A gerente das áreas técnicas da AMM, Vivian Bellezzia, ministrou palestra enfocando a “Judicialização da Saúde”. “Ressaltamos o compromisso da associação com os municípios mineiros e oferecemos nosso apoio para buscar soluções para a crise”, disse.

O prefeito de Entre Folhas, Edson Rogério, defendeu que é necessária a criação de um movimento de reivindicação pelos direitos das cidades: “Não podemos ficar na penúria, sem recursos para atender à população”. Para o prefeito de Periquito e presidente da AMVA, Geraldo Godoy, os gestores municipais estão sendo sacrificados por questões que ultrapassam a sua alçada. “Temos dificuldades de manter os serviços essenciais, sem condições de cumprir com as nossas obrigações”.

Hélio Dornelas, prefeito de Santa Rita de Minas e presidente da AMOC, também lamentou a atual crise dos municípios: “Quem perde é o povo. Atualmente, o município não tem condições de arcar com as suas responsabilidades mais. Gastamos 30% do nosso orçamento com obrigações que são do Estado e do governo federal”, finaliza Hélio.

Com informações da Associação Mineira de Municípios

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.