Portal Caparaó - Definido plano de ação do Corredor Ecológico
Agronégocios

Definido plano de ação do Corredor Ecológico

23/03/2015 - Atualizado em 23/03/2015 07h38

A preservação do muriqui-do-norte é um dos objetivos

SIMONÉSIA (MG) - Representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF), prefeituras e organizações da região de Caratinga se reuniram na semana passada para discutir o plano de ação do Comitê Gestor responsável pela implantação do Corredor Ecológico Sossego-Caratinga, o primeiro do Estado de Minas Gerais.

O foco do encontro foi ouvir as demandas da comunidade e, com base nisso, criar o plano de ação. As principais questões levantadas pela população foram a necessidade de proteger as nascentes e remanescentes vegetais e dúvidas sobre a regularização ambiental das propriedades. “A comunidade está participando mais e seus pedidos são coerentes. Pretendemos desenvolver grande parte deles, alguns a  médio e longo prazo” explica o gerente de criação de Áreas Protegidas do IEF, Paulo Fernandes Scheid.

A próxima reunião, marcada para 28 de abril, será feita para finalizar o regimento interno que vai definir como atuará o Comitê e quais serão os membros dos cinco grupos temáticos. Os temas Agroecologia e sistemas agroflorestais, Políticas Públicas Para Conservação, Pesquisa Científica, Fomento ao Turismo, Comércio e Economia e Educação Ambiental e Divulgação serão trabalhados separadamente. A cada quatro meses todos o Comitê se reúne para unificar o andamento do projeto. Depois de publicada esta composição, começam as ações.

Corredor Ecológico Sossego-Caratinga

O objetivo principal do projeto é promover a conexão de áreas de Mata Atlântica da região tendo como eixo de ligação as Reservas Particulares do Patrimônio Natural Mata do Sossego, em Simonésia, e Feliciano Miguel Abdala, em Caratinga, Para tal, o projeto prevê ações em uma área de 66.424,5607 hectares que está inserida em sete municípios: Caratinga, Simonésia, Manhuaçu, Ipanema, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas e Piedade de Caratinga. O principal objetivo do projeto é priorizar e unificar investimentos e esforços para a conservação e recuperação dessas áreas.
 

Corredor Ecológico entre Simonésia e Caratinga

O projeto Corredor Ecológico Sossego-Caratinga foi criado em 2014 fruto de uma parceria entre o IEF e a Fundação Biodiversitas. A região está inserida no bioma Mata Atlântica e abriga rica biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas, em especial o muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxantus), considerado criticamente ameaçada de extinção.

O IEF, coordenador do Comitê, busca conservar e recuperar áreas de Mata Atlântica que estão segmentadas e/ou de responsabilidade das diversas instâncias municipais, estaduais e federais criando acordos de preservação entre os responsáveis e em alguns casos a criação de um espaço verde que interligue as áreas e favoreça a proteção ambiental local. Há proposta da criação de outros corredores em todo o estado.

Com Agência Minas

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.