Portal Caparaó - Passeata comemora o Dia Mundial da Água
Agronégocios

Passeata comemora o Dia Mundial da Água

23/03/2015 - Atualizado em 23/03/2015 08h00
 

MANHUAÇU (MG) - Nesta sexta-feira, 20, alunos de diversas escolas de Manhuaçu realizaram uma manifestação em prol do Dia Mundial da Água, que é comemorado neste domingo, 22. A passeata percorreu as ruas de Manhuaçu com o intuito de alertar e conscientizar a população sobre os desperdícios de água e a importância de sua preservação para as gerações futuras. Os cartazes segurados pelos alunos traziam dizeres que abordavam questões preocupante para as novas gerações em relação ao tratamento da água. A passeata que teve início e termino na Praça Cinco de Novembro.
 
A digressão foi acompanhada pelos diretores do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Manhuaçu. José Aguiar e do SAMAL - Serviço Autônomo Municipal de Limpeza Urbana, Kilder Perígolo, além de professores e diretores das escolas, militares da Polícia Ambiental, representantes da ONG Pró-Rio Manhuaçu e membros da Superintendência de Ensino.

Segundo o diretor do SAAE, José Aguiar, “A base da nossa sociedade está nas mão dos jovens, o futuro da nação pertence a eles. Fizemos a nossa caminhada sobre a conscientização do uso correto da água e eles estão começando o seu trajeto neste assunto. Quando estes jovens se envolvem com um tema tão sério como a água, o assunto é levado para dentro de casa. Isto pode acarretar em transformações que alterem a consciência e direção que os adultos possuem em relação a água. Além da passeata estamos realizando uma blitz educativa perto do semáforo da Praça Cinco de Novembro, para alertar a população sobre as necessidades de preservação da água”.

De acordo o soldado da Polícia Ambiental, Edson de Souza Barros, o evento busca alertar e educar os munícipes acerca das ações realizadas pelos órgão envolvidos na defesa da água e, consequentemente, o meio ambiente. “A passeata é em virtude da comemoração do dia mundial da água. Vale ressaltar que temos um projeto em prol do Rio Manhuaçu, que reúne a ONG Pró-Rio Manhuaçu, o CBH - Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu e outros órgão envolvidos com a política do meio ambiente. Em celebração ao Dia Internacional da água, realizamos esta caminhada e uma blitz educativa para chamar a atenção da comunidade e das autoridades para um tema tão importante e salutar, que é a responsabilidade de cada um pelo uso adequado da água” – disse.

O representante da Ong Pró Rio Manhuaçu, Roberto Luiz Davi, destacou que a organização não governamental apoia a iniciativa das escolas da rede municipal de ensino, do CBH, da Polícia Ambiental, das autarquias, da Secretaria Regional de Ensino, “que se mobilizaram para realizar um ato em defesa da nossa água, como a consciência de sua preservação e os cuidados que devemos ter com o Rio Manhuaçu, que está muito poluído. São várias ações que podemos realizar para sensibilizar as pessoas em relação as iniciativas que possam melhorar o nosso ambiente, como economizar água e evitar poluir o rio. Estamos mobilizados junto com outras entidades e com os alunos das escolas que são a nova geração e tem o poder de conhecimento adequado para alterar este cenário, pois de certa forma estarão usufruindo deste recurso no futuro” – salientou.

Secretaria de Comunicação Social

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.