Portal Caparaó - Brincando com Pipas vai às escolas de Iúna
Geral

Brincando com Pipas vai às escolas de Iúna

10/04/2015 - Atualizado em 10/04/2015 08h40

IÚNA (ES) - Com patrocínio da EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, e apoio do Instituto EDP (IEDP), organização que coordena as ações socioambientais do Grupo, será lançado dia 13 de abril o projeto Brincando com Pipas, realizado em parceria com a Editora Evoluir. A iniciativa vai a quatro escolas da rede pública de Iúna mostrar para 1.316 alunos a importância de brincar com pipas de forma segura, longe da rede de distribuição de energia elétrica, incluindo as Subestações de Energia da Distribuidora, uma vez, que essas estruturas, energizadas ou não, só podem ser acessadas por profissionais qualificados e autorizados pela Empresa.

A brincadeira com pipas faz parte da cultura brasileira e estimula o desenvolvimento criativo e motor, além de auxiliar a socialização de crianças de diversas faixas etárias. No entanto, se não forem tomados os devidos cuidados, pode virar um transtorno. Além do risco de acidentes com linha e cerol, as pipas podem causar danos à rede elétrica e a sociedade como com a interrupção do fornecimento de energia em residências, hospitais e nas ruas, acidentes, curto-circuito e colocar a segurança das pessoas em risco.

Com o projeto, a Distribuidora espera diminuir o número de incidentes com pipas na rede elétrica da região e reforça as orientações de segurança ao empinar pipas. “A EDP tem como objetivo sempre orientar e conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos de intervenções na rede elétrica ou nas Subestações de Energia da Distribuidora”, destaca o diretor Executivo do Instituto EDP, Pedro Sirgado.

Apoiar iniciativas como essa faz parte da missão do instituto: por meio da educação, de maneira criativa, propor reflexões e mudança de atitude que garantam maior bem-estar à população.

O projeto

A iniciativa terá duas fases: no dia 13, será a vez de conscientizar educadores e gestores sobre os aspectos positivos da brincadeira com pipas. Para estimular o engajamento, haverá a apresentação pedagógica “Aprendendo com as Pipas”, como forma de capacitar os professores e lhes oferecer elementos e informações, a fim de poderem dar prosseguimento às atividades sobre o tema em sala de aula.

Na segunda fase, de 14 a 17 deste mês, para despertar o interesse da criançada, o projeto promoverá atividades em cada uma das quatro escolas em Iúna. Estão programados pocket shows, intervenções artísticas e jogos cooperativos, que buscam despertar nas crianças o interesse sobre o local onde vivem e as possibilidades que ele oferece.

Ainda será entregue um livro infanto-juvenil especialmente produzido pela Evoluir para o projeto. Está também programado um evento de celebração, com a participação dos pais e da comunidade, com a apresentação dos projetos desenvolvidos no pocket show, oficina de pipas, contação de histórias e competição de pipas. “Envolver a família e a escola é fundamental para que projetos como esses sejam bem-sucedidos com as crianças e jovens. Por meio de atividades diferentes e criativas, a finalidade é promover a conscientização de que brincar pode ser seguro, e não será menos divertido”, finaliza Sirgado.

Sofi, A Pipa Bailarina

O livro infanto-juvenil “Sofi, A Pipa Bailarina” será gratuitamente distribuído para todos os alunos das escolas participantes. Com uma abordagem divertida, poética e afetiva, ele fala da história das pipas, sua origem, suas formas e brincadeiras. O personagem Vítor e sua pipa preferida, Sofi, vão auxiliar as crianças e jovens a refletir sobre a importância da segurança também nas brincadeiras.

Assessoria de Imprensa - EDP

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.