Portal Caparaó - Hospital César Leite ampliará horário de visitas
Geral

Hospital César Leite ampliará horário de visitas

15/04/2015 - Atualizado em 15/04/2015 14h12

Mudanças começam a valer no dia 11 de maio

MANHUAÇU (MG) - Os pacientes internados nas enfermarias do Hospital César Leite poderão passar mais tempo ao lado de seus familiares e amigos, isso porque a partir do dia 11 de maio será estendido o horário de visita. Com a mudança, serão três horas por dia para visitas, de 13:30 às 16:30.Atualmente, o horário de visita é de somente uma hora por dia.

Segundo a Gerente de Hotelaria do HCL, Elohá Crystina Nunes de Oliveira, a medida faz parte da política de humanização adotada pela instituição. Outro ponto decisivo para a mudança foi o fato de alguns pacientes ficarem sozinhos durante o período de internação. "Muitas vezes, os familiares não visitavam os pacientes por causa da correria do dia-a-dia e da falta de ajuste entre o horário de visita e das outras atividades, com a mudança esse tipo de problema deve acabar", explica.

Mas as mudanças ainda vão tornar o Hospital César Leite mais seguro e organizado. Além de mais tempo para visita, haverá mudanças também para os convênios e particulares. As visitas serão de 10 às 22 horas. “Hoje começa às 8 horas e muitas das vezes o paciente está sendo medicado ou mesmo tomando banho. Isso vai permitir que eles sejam atendidos com maior atenção e depois possam receber visitas”, reforça.

Além disso, para organizar e facilitar a presença de acompanhantes haverá um horário específico para revezamento. “Os acompanhantes são muito importantes para a recuperação e atenção aos nossos pacientes. Agora haverá um horário de troca, que leva em consideração quem passa o dia ou a noite no hospital. Isso vai dar mais segurança para os nossos pacientes”, detalha.

A troca de acompanhantes será de 6 às 8 horas, de 13 às 13:30 e entre 18 e 19 horas.

CORES
 

A Gerente de Hospitalaria do HCL, Elohá Crystina

Desde o ano passado, quando foi iniciado esse processo, o Hospital César Leite mudou toda a sinalização interna e adotou cores para facilitar a identificação dos setores. Quem vai à maternidade, por exemplo, segue as placas na cor rosa.

Essa mudança também vai afetar os visitantes. O crachá será de acordo com o local que forem visitar. “A identificação de visitantes e acompanhantes será feita através de crachás disponibilizados na portaria principal de acordo com cor da sinalização de cada setor. Portanto, somente haverá liberação de entrada na presença de crachá (quarto/ leito) disponível na portaria”, detalha EloháCrystina.

Como em todas as mudanças, o começo vai depender bastante da colaboração dos visitantes. A equipe de colaboradores está se preparando para auxiliar a presença constante dos visitantes, questionamentos e até algumas sugestões.

O provedor do Hospital César Leite, Sebastião Onofre Carvalho, conta que todos os funcionários são importantes nessa mudança. “A tendência é nosso hospital ficar cada vez melhor”. Segundo ele, “o objetivo é unir a família e os amigos dos pacientes com o hospital. Queremos que essas mudanças sejam um apoio para a equipe, ajudando e contribuindo para a melhora do paciente”.

Sebastião Onofre explica a importância da mudança: "É fundamental para o paciente a visita dos parentes e amigos, pois isto contribui para a melhora da autoestima, recuperação mais rápida e facilita a comunicação com a equipe. Estamos fazendo um esforço para melhorar sempre e queremos pedir a todos compreensão e apoio nessas mudanças. Vai ficar melhor”.

APROVAÇÃO
 

A dona de casa Fernanda Helena, é pura alegria ao falar da extensão do horário de visita. Com um tio internado, ela acredita que a mudança será melhor para a família. “Com uma hora para visitar meu tio, a gente tem que escolher quem viria, já que por causa do pouco tempo, não dava para ficar revezando. Isso sem falar que algumas pessoas não tinham possibilidade de virem naquele horário. Vai ficar melhor mesmo”.

Ela também explica que muitos vizinhos e amigos tinham vontade de visitá-lo, mas a família dava prioridade aos parentes. “Agora nossa família vai ter que combinar o horário para não virmos todos juntos. No final dá tudo certo e todos são beneficiados, principalmente o paciente”.

REGRAS PARA AS VISITAS

As visitas podem ser realizadas diariamente respeitando número de visitantes e horários:

Convênios e Particulares: Duas pessoas por paciente no horário de 10:00 às 22:00 horas.

Convênio SUS: Duas pessoas por paciente no horário de 13:30 às 16:30 horas, sendo que somente haverá liberação de entrada na presença de crachá disponível na portaria.

Quarto de isolamento: Um visitante no horário de 12:00h e 18:00 h. Devendo estas visitas ser em tempo máximo de 20 minutos.

Na UTI: Três  familiares por paciente, no horário de 12:00h e 18:00 h.
Maternidade: Duas pessoaspor paciente no horário de 13:30 às 16:30 horas.

A identificação de visitantes e acompanhantes será feita através de crachás disponibilizados na portaria principal de acordo com cor da sinalização de cada setor. Portanto, somente haverá liberação de entrada na presença de crachá (quarto/ leito) disponível na portaria.

Durante a visita:

- Crianças maiores de 12 anos somente poderão entrarse acompanhadas por adultos e após comprovada a idade na portaria;
- Evite portar alimentos, principalmente os perecíveis que dependem de refrigeração;
- Não porte flores naturais;
- Não faça o uso de tabaco e seus derivados nas dependências do hospital;
- Não será permitida a entrada de pessoas embriagadas;
- Tente respeitar o horário máximo para permanência nos quartos: Enfermarias – 15 min., Apartamentos - 30 min., UTI- 15 min;
- Use o crachá em lugar visível e evite transitar em setores que não são o destino de sua visita.
- Faça sempre o uso do álcool gel nas mãos antes e após a visita.

REGRAS PARA OS ACOMPANHANTES

A presença do acompanhante é permitida da seguinte forma:

Apartamentos: Um acompanhante durante o período de internação,podendo haver trocas ao longo do dia nos horários padronizados  

Enfermaria: Terão direito ao acompanhantepacientes acima de 60 anos e crianças e adolescentes . Exceções serão avaliadas e autorizadas pelo serviço de assistência social.
 As enfermarias femininas deverão ter acompanhante do sexo feminino (dia e noite) e as enfermarias masculinas durante a noite acompanhante do sexo masculino e durante o dia o serviço social estará avaliando qual a melhor opção para o paciente..

Maternidade e Pediatria: Um acompanhante do sexo feminino.
Horários de troca de acompanhantes: deverão ser realizadas nos horários 06:00 às 8:00h, 13:00 às 13:30h e 18:00 ás 19:00h. A movimentação dos acompanhantes pela portaria do HCL também será liberada somente nesses horários.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.