Portal Caparaó - Reunião técnica sobre o JEMG Regional
Esportes

Reunião técnica sobre o JEMG Regional

24/04/2015 - Atualizado em 24/04/2015 09h50
 

MANHUAÇU (MG) - Uma reunião técnica do Programa Minas Olímpica/JEMG – Jogos Escolares de Minas Gerais – foi realizada, nesta quinta-feira, 23, no auditório do Centro Cultural de Manhuaçu, na Rua Monsenhor Gonzalez, para organização e sorteio dos grupos para a etapa regional que será disputada no próximo mês de maio em Manhuaçu.

Estiveram no encontro, além de representantes dos municípios,  diretores e professores de educação física das escolas que estarão envolvidas nas competições. O Governo de Manhuaçu, por meio do secretário municipal de Esportes, Victor Carneiro Rocha, recepcionou os participantes. Também esteve presente o analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu, Marcos Storck.

Estão incluídas, nesta etapa, além de Manhuaçu, as cidades de Alto Jequitibá, Chalé, Conceição de Ipanema, Durandé, Lajinha, Luisburgo, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Mutum, Reduto, Santa Margarida, Santana do Manhuaçu e São João do Manhuaçu. Durante o encontro foram repassadas as orientações e regulamentos, confirmação das equipes participantes e sorteio das chaves e confrontos nas várias modalidades que estarão em disputa.

A etapa micro regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais acontece pela terceira vez consecutiva em Manhuaçu. Este ano, as competições serão disputados entre os dias 11 e 17 de maio, nas modalidades de voleibol, handebol, basquete, futsal e xadrez. Os atletas são divididos em categorias por idade. O módulo I é para alunos-atletas nascidos nos anos de 2001, 2002 e 2003. Já no módulo II participam os alunos-atletas nascidos entre 1998 e 2000.

TERCEIRA CONSECUTIVA

Segundo o secretário de Esportes, Victor Carneiro, esta será a quinta vez que Manhuaçu vai sediar a competição, sendo a terceira de forma consecutiva. A expectativa é que aproximadamente dois mil jovens atletas participem da etapa micro regional. “Além do evento e atletas, a gente entende que o esporte vai atrair pessoas dos municípios vizinhos para a cidade, o que é um investimento também porque movimenta a rede hoteleira, restaurantes e lojas, e isso é um fator diferencial que Manhuaçu oferece a toda a região” – destaca Carneiro.

A Escola Estadual Célia Pereira Mendes, de Santana do Manhuaçu, volta a participar dos JEMG, após um tempo de afastamento. Segundo o diretor Enoc de Souza Tulher, o retorno é um esforço da diretoria, professores e alunos. “O pessoal está motivado, empolgado em relação ao retorno.

O jovem gosta da prática esportiva tradicionalmente e a gente precisa participar de eventos como este para a integração, o que reflete em alunos mais disciplinados e em melhoria de produtividade no ambiente escolar. Marcos Brandão, professor de educação física e vereador em Mutum, destaca a participação nesses jogos de cerca de 170 alunos, o que será a maior delegação de toda a região. “Como todos os professores nessa área nós procuramos trazer os jovens para um ambiente sadio, de disputa e entretenimento, que trará benefícios na formação de seu caráter” – destacou Brandão.

PARCERIA COM A SUPERINTENDÊNCIA

A realização da etapa microrregional é uma parceria entre o Governo de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Esportes e a Superintendência Regional de Ensino. A Superintendência fica responsável pelos alojamentos para os atletas permanecerem na cidade durante o período da disputa e a Prefeitura de Manhuaçu por ceder os espaços para os jogos em todas as categorias e modalidades.

A expectativa de participação de Manhuaçu nas competições é enorme, com as equipes tradicionais da Escola Estadual Maria de Luca Pinto Coelho e do Colégio Tiradentes. Segundo o professor de educação física da Maria de Luca, João Paulo Cordeiro, a escola participa no modulo I na categoria futsal masculino e voleibol feminino e no modulo dois voleibol feminino e masculino. “Nós vamos competir com o que apresentamos de melhor nos jogos escolares do ano passado, o vôlei e o futsal, como prevê o regulamento” - concluiu. “Queremos que os atletas de Manhuaçu conquistem medalhas e façam a diferença nas competições, não somente dentro de quadra mas fora dela também” – concluiu o secretário Victor Carneiro.

Secretaria de Comunicação Social

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.