Portal Caparaó - Projeto Traje História é iniciado por jovens
Entretenimento

Projeto Traje História é iniciado por jovens

25/04/2015 - Atualizado em 25/04/2015 08h48

MANHUAÇU (MG) - "Uma fotografia sempre tem a função de dizer alguma coisa, mas nem sempre isso fica tão evidente", relata o fotógrafo Taynan Mendes, de 25 anos, que junto com sua parceira, Ariana Campos, 18 anos, iniciaram neste sábado (18) um importante projeto: Traje História.

Ariana Campos

O projeto visa encontrar pessoas comuns que queriam contar suas histórias pessoais. E realizada uma entrevista, dela extraída uma síntese e, por fim, uma foto para ilustrar, e por que não expressar, todo aquele conteúdo.

Fotógrafos há pouco mais de um ano, Taynan e Ariana contam que mostrar uma boa fotografia com uma história, facilita e deixa o assunto mais interessante. "O projeto consiste em contar histórias de todos os tipos. Ele se emba-sa numa causa que pode ser social, pois podemos ajudar as pessoas através dessas histórias, pode ser só a oportunidade de entreter alguém, conhecer e se aprofundar".

Sem roteiro, a ideia é buscar o espontâneo de cada personagem. "Existe a máxima de que em cidade pequena todo mundo se conhece, mas hoje em dia não se conhece mais. Essa é uma forma de reviver essa ide reaproximar as pes-soas", destaca Taynan.

Fotógrafo Taynan Mendes

De acordo com os idealizadores, eles vão começar por Manhuaçu, mas nada impede que boas histórias em outras cidades sejam recolhidas. Mas o limite são os municípios da região. "A ideia é recolher pelo menos uma história por semana. Nós imaginamos recolher durante este ano no mínimo 100 pessoas. Com este número teríamos muitas histórias, podemos criar um conteúdo interessante e quem sabe até transformar isso em material físico", ressaltam os fotógrafos.

Para ter sua história contada no Traje História é simples, basta conta-la, conforme mencionam os idealizados, eles buscam todo tipo de história. "Todos tem uma história e a história de tudo mundo é boa, basta saber contá-la. Queremos saber a história de qualquer pessoa, de qualquer classe social. Queremos convidar as pessoas a contarem suas histórias para gente e a lerem as histórias das outras pessoas, pois só terá a acrescentar a todos nós", convoca Ariana.

APOIO

Iniciando agora, o Traje História conta apenas com o apoio dos amigos, que se reúnem dão dicas, dividem materiais e ideias. Eles destacam que se tivessem outras formas de apoio, seria uma forma de crescer o projeto.

Por enquanto, o projeto inicia com uma página no Facebook (facebook.com/ trajehistoria), mas em breve, a dupla pretende criar um blog.

PRIMEIRA HISTÓRIA

A ideia do projeto surgiu de um vídeo compartilhado entre amigos. Um morador de rua, cantando uma música do Bob Marley na Praça Dr. César Leite, em Manhuaçu. Este viria a ser o primeiro personagem.

"Fomos atrás desse morador de rua. Tínhamos visto um vídeo dele, ele cantando, e ele tinha uma voz muito forte e bonita, mas morava na rua. Era um cara, que pudemos perceber que tinha talento. A história dele nos chamou a atenção porque pensamos: por que um cara que tem talento está nas ruas? Despertou nossa curiosidade", conta Ariana.

Na primeira história, as datas que o personagem passou soaram confusas, mas falou sobre sua famí-lia, profissão, amores, sonhos e dificuldades. "Ele contou que a família dele morava nos Estados Unidos, que ele adoraria poder cantar profissionalmente, mas que não tinha tido oportunidade. Disse que quando ele veio para cá teve problemas para ser contratado, devido à idade, ele tinha profissionalização, mas não conseguia emprego. Ele disse que queria estudar, mas ninguém dava a oportunidade. Além disso, acabou contando outras histórias menos trágicas, até engraçadas", comenta Taynan.

portalcaparao@gmail.com - Reprodução proibida sem autorização do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.