Portal Caparaó - Policiais Civis de Manhuaçu participam de curso da Swat
Segurança

Policiais Civis de Manhuaçu participam de curso da Swat

29/04/2015 - Atualizado em 29/04/2015 06h53
 

MANHUAÇU (MG) - Os Policiais Civis de Manhuaçu, João Linhares Júnior e Hernesto Francisco da Silva, participaram do curso Super Swat 2015, no Texas, Estados Unidos, entres os dias 07 a 23 de abril.

O objetivo do curso foi capacitar agentes de segurança pública visando a cobertura de eventos internacionais, como as Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro. Além disto, os policiais aprenderam noções de resgate a reféns, como se comportar em assaltos a aeronaves, fuzil tático e arrombamentos táticos. Eles também visitaram a sede da NASA a fim de conhecer toda a sua tecnologia voltada para a segurança pública. 

“É um curso desenvolvido pelo CAT Brasil que ensina técnicas para a Swat e pega as técnicas da Swat e repassa para os brasileiros. Todo ano é feito o curso nos Estados Unidos que é muito bom e que trouxe muita experiência para nós e com certeza quando o Brasil precisar, estamos preparados para resolver essa situação”, comentou Juninho Linhares.

De acordo com Linhares, a intenção agora é repassar o recurso para demais policiais. “Fizemos o curso não só a fim de angariar esse aprendizado e estaremos repassando os ensinamentos para todos os colegas da regional”, relatou.

Linhares citou o conteúdo do curso. “Aprendemos técnicas quando há reféns em aeronaves, táticas e entradas com baixa luminosidade, confrontos em locais fechados, tiros com fuzis de vários calibres”, pontuou.

O Policial Civil, Hernesto Francisco, contou como foi a experiência. “Foi uma oportunidade inesquecível participar desse curso porque observamos como a polícia é respeitada e querida nos Estados Unidos, além da estrutura excelente que eles têm. Aproveitamos bastante todas as aulas teóricas e práticas”, salientou.

Apesar da Polícia Civil também trabalhar com investigação, o foco do curso foi operacional. “O curso não foi voltado para a área de investigação, foi apenas para a área operacional que foi a segunda etapa. Em nosso treinamento, o setor de inteligência já teria feito toda investigação e nós partiríamos para a parte operacional que seria a busca e apreensão de objetos e pessoas e a prisão de pessoas que praticam o crime”, concluiu.

portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.