Portal Caparaó - Vereadores derrubam norma que fechava bares
Política

Vereadores derrubam norma que fechava bares

12/05/2015 - Atualizado em 12/05/2015 07h49

MANHUMIRIM (MG) - Limite de horário de funcionamento de bares foi revisto pela Câmara de Manhumirim. Artigo foi eliminado do Código de Posturas e comércio respira mais aliviado.

Aprovado na sessão ordinária de 4 de maio, o Projeto de Lei nº 14, de autoria do presidente da Câmara Roberto Bob retirou o artigo 118 do Código de Posturas (Lei 1.621 aprovada dia 11 de dezembro de 2014). A nova lei foi sancionada pela Prefeita Darci Braga e trouxe um certo alívio para os comerciantes.

O artigo limitava o horário de funcionamento dos bares, ou seja, comércios que vendem bebidas alcoólicas. De acordo com o texto anterior, de domingo a quinta-feira eles podiam funcionar das 7 horas à meia-noite. Nas sextas e sábados, o horário se estendia às 2 horas da madrugada. Somente no Réveillon e no Carnaval o horário de encerramento das atividades estava estipulado para até às 4 horas da manhã.

A limitação gerou insatisfações tanto de donos dos bares quanto de clientes. Depois que a Polícia Militar visitou alguns bares avisando sobre a lei, os vereadores foram procurados por diversos cidadãos solicitando o cancelamento da restrição.

O vereador Roberto Belarmino Fagundes (Bob) apresentou o projeto e todos os vereadores votaram a favor alegando que a medida prejudica a atividade comercial e poderia gerar desemprego. Até mesmo a questão cultural, da presença das pessoas em bares para se confraternizarem foi colocada em pauta.

"Fechar à meia-noite ou estabelecer qualquer horário seria uma forma de coibir e interferir no esquema de trabalho dos proprietários de bares, pois além do povo de Manhumirim sair tarde de casa ainda tem o caso dos visitantes que deixariam de frequentar a vida noturna sabendo que em Manhumirim os estabelecimentos fechariam suas portas mais cedo do que todas as cidades vizinhas", enfatizou o vereador.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.